Publicado em 20 dez 2016 • por marianel@ses.ms •
Campo Grande (MS) – O Hospital Regional de Nova Andradina inaugurou nesta terça-feira (20), 10 novos leitos de UTI adulto que fazem parte do cronograma de reestruturação da saúde realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Saúde. O evento contou com a participação do secretário de estado de saúde, Nelson Tavares e do prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka, que além da inauguração dos leitos, acompanhou o andamento das obras de construção do Centro de Diagnóstico e Imagem e também do setor de UTI Neo Natal e Unidade Cuidados Intermediários.
Com investimentos de mais de R$ 420 mil por mês em recursos estaduais, os novos leitos de UTI atenderão, além de Nova Andradina, os municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, sendo referência em sua microrregião. De acordo com o diretor geral do Hospital Regional, José Carlos Paiva Souza, a estrutura para receber as UTI’s estava pronta há mais de 8 anos, porém não havia o financiamento suficiente para a abertura do leitos. Segundo o diretor, o esforço iniciado pelo Governo do Estado em parceria com o município foi determinante para a regionalização dos serviços de saúde e a melhoria dos atendimentos da população na região de Nova Andradina.
“O Hospital Regional poderá a partir de agora concentrar ainda mais seus atendimentos na região de Nova Andradina, evitando assim a transferência de pacientes para outros municípios como Campo Grande e Dourados. Já tínhamos a estrutura para receber os leitos há mais de 8 anos, porém não tínhamos o financiamento suficiente. Foi um trabalho voltado para a regionalização da saúde que ganhou força graças ao empenho do Governo do Estado e município para a abertura destes leitos”, destacou o diretor do hospital.

O secretário de saúde Nelson Tavares (dir.) e o prefeito Roberto Hashioka durante inauguração dos novos leitos de UTI
Para o secretário de estado de saúde, Nelson Tavares, os novos leitos reafirmam o compromisso do governo do estado em implantar uma política de saúde voltada para a regionalização, fortalecendo os serviços de saúde dos municípios. “O Governo do Estado vem trabalhando cada vez mais para fortalecer os municípios em suas políticas de saúde, aumentando a regionalização e evitando a sobrecarga nos atendimentos de outros municípios, principalmente Campo Grande. Em Nova Andradina não será diferente, são 10 novos leitos em operação, garantindo os serviços de saúde para a população da região”, afirmou o secretário.
O programa de reestruturação do sistema de saúde do Estado prevê a abertura de 60 leitos de UTI na Capital e no interior de Mato Grosso do Sul. Além dos 10 novos leitos de UTI no Hospital Regional de Nova Andradina, o Governo já entregou 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, mais 20 leitos no Hospital de Câncer Alfredo Abraão em Campo Grande e 10 leitos no Hospital da Vida em Dourados. Ainda está prevista a entrega de 10 leitos de UTI para o Hospital Regional de Ponta Porã.