Publicado em 24 jul 2020 • por marianel@ses.ms •
Com mais cinco leitos de ampliação, Município disporá de 10 vagas para pacientes de Covid-19; montagem de estrutura teve apoio do Governo do Estado e de empresas como a JBS e clubes de serviço; investimento passa de R$ 2,9 milhões
Campo Grande (MS) – O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende estará nesta sexta-feira (23.07) às 14h00 em Naviraí para, junto com o prefeito Izauri Macedo, vistoriar a montagem de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes graves da Covid-19. Essa estrutura irá se somar aos outros cinco leitos de UTI que já estão estão disponíveis para atender a comunidade naviraiense e dos municípios do Cone Sul do Estado.
Somando recursos do Governo do Estado, do Município e de outras parcerias, por meio de doações, a implantação dos cinco leitos de UTI está demandando um investimento de R$ 2.944.996,00. A proposta é que até o final deste mês, os cinco novos leitos sejam instaladas, totalizando 10 vagas para aquela região.
“Com a implantação dessa estrutura em Naviraí, vamos atingindo a meta de dotar todas as regiões de Mato Grosso do Sul com leitos para os pacientes da Covid-19. Trata-se de uma parceria entre o governo do Estado e os Municípios, a fim de ofertar atendimento nos próprios municípios, evitando o deslocamento de pacientes para a capital, que já está com um índice de ocupação de leitos muito alto”, explica o secretário Geraldo Resende.
Segundo o prefeito Izauri Macedo “a parceria com o governo do Estado nos proporciona as primeiras Unidades de Terapia Intensiva, já que estão todos os equipamentos devidamente instalados e prontos para o seu funcionamento. Essa providência é um marco na história da saúde pública de Naviraí”, salientou.
“Posso dizer que estou orgulhoso por esta conquista há muito tempo esperada pela população. Inicialmente, essas unidades darão atendimento preferencial para o tratamento da Covid-19 e, posteriormente, com o término dessa terrível pandemia, atenderá o nosso Hospital Municipal e a tantos outros procedimentos de urgência ou emergência”, enfatiza Izauri Macedo.
Welligton Santussi, gerente de Saúde de Naviraí, avalia que “a implantação das UTI’s é um investimento de suma importância para colocar o Hospital Municipal com um atendimento de média complexidade que, em um futuro breve, se tornará referência em alta complexidade na região Cone Sul do Estado”.
Para a implantação das UTI’s foi necessário aquisição de equipamentos e serviços como Raio-X digital, ventilador/respirador pulmonar; aparelhos de ar condicionado, compressor de ar, locação de aparelho de gasometria; aquisição de serviço de ampliação da rede de gases medicinais bomba de vácuo, secador de ar comprimido medicinal por absorção com regeneração a frio; oxigênio medicinal líquido, com grau de pureza superior a 92%, acondicionado em tanque estacionário; carrinho de emergência completo; monitores multiparamétricos pré-configurados para UTI e Centro Cirúrgico, bombas de infusão universal, cartucho para aparelho de gasometria portátil; e contratação de empresa especializada em prestação de serviços médico-hospitalares na área de UTI.
Texto: Ricardo Minella/SES
Foto: Prefeitura de Naviraí