Publicado em 22 jul 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •
O Serviço de Cuidados com a Pele do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promoveu capacitações voltadas a profissionais de enfermagem do Polo Base de Saúde Indígena de Miranda — com apoio do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) — e do município de Três Lagoas, em parceria com a Prefeitura Municipal.
As formações tiveram como objetivo compartilhar conhecimentos essenciais sobre o tratamento de feridas, incluindo a escolha adequada de curativos, a frequência ideal de troca e a orientação ao paciente para que ele se torne agente ativo no próprio cuidado. A proposta é fortalecer a assistência e prevenir complicações clínicas.
Entre os temas abordados, destacou-se a atenção aos pés de pacientes com diabetes, com foco na identificação precoce de lesões que possam evoluir para quadros mais graves. Também foram discutidas condutas para o manejo de feridas infectadas e estratégias para reduzir o risco de amputações.


A diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS, médica Roberta Higa, destaca que ações como essa contribuem para qualificar o cuidado em saúde no interior do Estado e fortalecer a atuação das equipes locais.
“Essas capacitações são fundamentais para ampliar o alcance do conhecimento técnico-científico e garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para oferecer um cuidado mais resolutivo e humanizado. Ao compartilhar protocolos e boas práticas, contribuímos para a prevenção de agravos e promovemos mais qualidade de vida para os pacientes”, destaca.
Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Fotos: Comunicação – Prefeitura de Três Lagoas (principal) e Serviço de Cuidados com a Pele HRMS