Idosos de 60 anos que já tomaram 2ª dose da vacina contra a covid-19 já podem ser vacinar contra a Influenza

  • Publicado em 10 maio 2021 • por marianel@ses.ms •

  • A Secretaria de Estado de Saúde antecipou em uma semana, a vacinação contra a Influenza para os idosos a partir de 60 anos ou mais, que já tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19. Os idosos podem procurar as unidades de saúde, respeitando a aprazamento de 14 dias, após a segunda doses do imunizante contra o Coronavírus.

    Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é importante que os idosos tomem a vacina da Influenza. “As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do Coronavírus”.

    A gerente técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger, explica que a primeira fase do calendário da Inlfuenza estava previsto para a imunização de apenas crianças e grávidas. “Mas como as grávidas e puerpuras foram inseridas no grupo prioritário de Covid, deram preferência para a vacina da covid e as vacinas da Influenza ficaram disponíveis. Por isso, resolvemos antecipar a vacinação de idosos a partir de 60 anos ou mais, que já tomaram a segunda dose contra a covid-19, desde que tenha o intervalos de 14 dias”.

    A Campanha
    A Campanha de Imunização contra a Influenza em Mato Grosso do Sul está dividida em três fases. A primeira vai de 12 de abril a 10 de maio, prioriza no grupo prioritário crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde. E de forma antecipada, idosos a partir de 60 anos ou mais.

    A segunda fase será de 11 de maio a 8 de junho, e neste período serão imunizadas pessoas com mais de 60 anos e professores. Já a terceira etapa da vacinação será de 09 de junho a 9 de julho e serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, além de caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

    A Secretaria de Estado de Saúde já aplicou 108.119 doses das 382.800 recebidas do Ministério da Saúde que deve enviar um total de 1 milhão de doses de vacinas até o final da campanha.

    Rodson Lima, SES

    Categorias :

    Geral

    Veja Também