II Seminário de Educação Permanente em Saúde reúne especialistas e permite troca de experiência com profissionais de todo o país

  • Publicado em 24 nov 2021 • por marianel@ses.ms •

  • A Secretaria de Estado de Saúde realiza nesta quarta-feira (24) e segue até o 25 e 26 de novembro, o II Seminário de Educação Permanente em Saúde: ‘Vivências Transformadoras no Trabalho’ que visa criar um espaço de discussão coletiva sobre as estratégias de implementação e o fortalecimento das práticas de Educação Permanente em Saúde, na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde em todo o Brasil. O evento é destinado aos trabalhadores, profissionais, gestores, acadêmicos, docentes, pesquisadores da área da saúde, comunidade e demais membros do controle social.

    Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o seminário é uma oportunidade para os profissionais de saúde trocarem experiências com os profissionais de todo o país sobre os aspectos de capacitação, treinamento e outras ações educativas que levam a transformação do trabalho no SUS. “Nós pedimos aos profissionais para que façam resumos sobre o que estão fazendo nos seus municípios para que possamos publicar essas ações. Isso é muito importante, porque fortalece o serviço em saúde e também permite fazer uma reflexão sobre o nosso trabalho”.

    Segundo a coordenadora de projeto de extensão e pesquisa da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Inara Pereira, o seminário fortalece a discussão da educação permanente. “E o que tem de especial neste seminário? Todos os dias, das 16 às17 horas, acontece uma oficina para a elaboração do Plano de Educação Permanente de Saúde para o município. Essas oficinas serão para instrumentalizar os servidores que trabalham com esta atividade em seus municípios. Será uma forma destes profissionais aprenderem a como fazer, monitorar e avaliar o plano, além de fazer a interlocução com a Secretaria de Estado de Saúde. O evento é gratuito e oferece certificado”.

    A Educação Permanente em Saúde opera no cotidiano do trabalho em saúde, são conhecimentos que são adquiridos por meio da problematização do processo de trabalho, e considera o entendimento de novos saberes por meio quadrilátero da formação, que configura o desdobramento da atenção à saúde, gestão, ensino e controle social. É uma ferramenta que enfrenta o modo fragmentado que os serviços de saúde operam. Para participar clique aqui. 

    Seminário

    O II Seminário de Educação Permanente em Saúde: ‘Vivências Transformadoras no Trabalho’ acontece forma online, com a participação de especialistas renomados de todo o país. Ao longo do evento, os trabalhos submetidos nos eixos temáticos da EPS, serão compartilhados em rodas de conversas mediadas por facilitadores, e publicados em anais.

    Em paralelo, a ‘Oficina: Elaborando planos de EPS a nível municipal: Uma abordagem participativa’, será ofertada aos servidores municipais do estado de Mato Grosso do Sul. No encerramento do evento, contaremos com uma apresentação cultural e com a revelação da menção honrosa dos trabalhos que receberem melhor avaliação pela comissão científica.

    A Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, vinculada a Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e os membros da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES/MS), celebram este evento com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

    Rodson Lima, SES

    Categorias :

    Geral

    Veja Também