Publicado em 25 out 2017 • por Thereza Christina Amendola da Motta •
Campo Grande (MS)- Mato Grosso do Sul é o único estado a exigir que profissionais de saúde bucal estejam integrados às equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) para atendimento à população. A medida foi adotada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio de um decreto que determina que os repasses de incentivo financeiro só seriam feitos se houvesse uma equipe de saúde bucal nas equipes da ESF.
Já são 544 grupos destinados a cuidar dos problemas odontológicos de quem recebe atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A saúde bucal também é oferecida à população por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) dos municípios. A SES repassa mais de R$ 1 milhão por ano para custear os atendimentos.
Hoje no Dia do Dentista, a SES parabeniza os profissionais e servidores que prestam serviço à população. “Hoje queremos parabenizar todos os profissionais que atuam no nosso Estado, principalmente os que atuam no Sistema único de Saúde (SUS), enfrentando todas as dificuldades e conseguindo melhorar a saúde bucal da população”, disse a cirurgiã dentista, Marcia Issa Malacrida, gerente da Saúde Bucal da SES.
Segundo Marcia, a profissão tem progredido no atendimento ao SUS, onde além de atendimento curativo e restaurador, também já existe o trabalho de prevenção. “A atuação do cirurgião dentista tem progredido muito, os profissionais atuam em equipe, trabalhando em conjunto com os médicos e enfermeiras nas Estratégias de Saúde da Família, onde, além de atendimento curativo e restaurador, realizam programas coletivos de prevenção”.
Nos Centros de Especialidades Odontológicas, fazem atendimento os cirurgiões com especialidade em endodontia, estomatologia, cirurgia, periodontia, além de atenderem pacientes com necessidades especiais e próteses.
“Ainda estamos longe da odontologia do nossos sonhos, onde realizaremos principalmente estética e prevenção, mas estamos lutando para isso”, afirmou a dentista.
Comemoração
Em 1884, no dia 25 de outubro, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Devido a isso, hoje comemora-se o dia desse profissional.
De acordo com pesquisas relacionadas à área, a Odontologia tem avançado muito nos últimos anos devido à incorporação de novas tecnologias. Hoje, alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto, menos dor e mais qualidade de vida ao paciente.
Luciana Brazil- assessoria de imprensa da SES. Foto: Governo Federal.