Mulheres da Saúde e do Direito são homenageadas com o prêmio “Destaque na Saúde”

  • Publicado em 23 mar 2022 • por marianel@ses.ms •

  • Reconhecer, valorizar e agradecer mulheres de diversas atividades que se destacaram em suas áreas – da Saúde e do Direito – no enfrentamento à pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Este é o objetivo do prêmio “Destaque na Saúde”, idealizado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) entregue nesta terça-feira (22.3), no auditório da Governadoria, para 42 mulheres guerreiras que se mantiveram focadas e dedicadas a fazer o possível na luta contra a covid-19 para que a sociedade sul-mato-grossense pudesse ser tratada e orientada corretamente de como proceder com algo desconhecido e devastador.

    Entre elas, a procuradora do Estado e consultora legislativa, Ana Carolina Ali Garcia, que também integra o Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), do Governo do Estado.

    “Das muitas missões no âmbito da Consultoria Legislativa, uma das que mais marca a atuação da nossa equipe, pelo seu ineditismo, foi a de regulamentar uma pandemia, discutir e criar a normatização das condutas, levando em conta a saúde e a economia, numa intensa inter-relação com as secretarias e com os membros do Prosseguir. Sem dúvida, uma grande experiência. Aproveito este momento de homenagem e rememoro, com um misto de emoção e compaixão, pelas vidas que se foram e também de responsabilidade com o Estado, grata pela experiência de cooperar na regulamentação das ações estaduais no enfrentamento ao coronavírus, à covid-19”, destacou.

    Das muitas missões no âmbito da Consultoria Legislativa, uma das que mais nos trouxe grande aprendizado e marca a atuação da nossa equipe, além de seu ineditismo, no sentido de regulamentar uma pandemia, de discutir e criar a normatização da saúde, da economia no combate a algo desconhecido foi o trabalho de inter-relação com as secretarias e com o colegiado do Prosseguir. “Sem dúvidas, uma grande experiência. Aproveito este momento de gratidão, e rememoro com um misto de emoção e compaixão pelas vidas que se foram e também de responsabilidade com o Estado de ter tido a grata experiência de cooperar na regulamentação das ações estaduais no enfrentamento ao coronavírus, à covid-19”, destacou.

    Outra homenageada e que esteve junto com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, em todas as tomadas de decisão foi a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, convidada ao uso da palavra. “É uma honra falar em nome de tantas mulheres guerreiras. Agradeço muito a oportunidade de ter estado nos últimos 2 anos e seis meses neste movimento. Me sinto uma escolhida de Deus e Maria assim como vocês. Na luta contra algo desconhecido, sobrepujou a vida, a esperança em viver, a fraternidade e a união de todos os envolvidos em querermos vencer e vencer com saúde. Unidas podemos mais e só podemos por termos fé”, afirmou.

    A subsecretária da SPPM, Luciana Azambuja, destacou que: “Não poderíamos deixar de pensar nestas mulheres valorosas por todo o desempenho prestado na área da Saúde e do Direito. E, para nossa alegria, por coincidência, hoje foi publicado no Diário Oficial do Município de Campo Grande a liberação do uso de máscaras faciais, já que o Governo do Estado tomou esta decisão no início deste mês. Contudo, temos que lembrar que vivemos duas pandemias nos últimos anos: a da covid-19 e da violência contra a mulher. Registramos índices assustadores em 2020 se comparados com o ano anterior. Em 2022 já foram registrados 70% de casos de violência contra mulher a mais do que todo o primeiro trimestre do ano passado e não podemos nos calar”, frisou.

    Também discursaram no evento a defensora Pública-Geral de MS, Patrícia Cozzolino Oliveira e a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan. Ambas ressaltaram a importância da união, do trabalho em conjunto e a dedicação de todos os envolvidos para a solução de conflitos desde o início da pandemia.

    “Tivemos momentos tensos de desencontros, mas prevaleceu o interesse coletivo, em prol da população”, revelou em seu discurso a defensora-Geral. Já a promotora, enfatizou: “os desafios, as incertezas, as escassezes, as incertezas. Naquele momento, tivemos a floração da união o que fez a diferença no trabalho de cada um de nós”.

    Finalizando o evento, Geraldo Resende fez um discurso emocionado. “Esta é uma das cerimônias mais emocionantes e mais bonitas que eu já participei na minha vida. Tenho absoluta certeza que foi difícil a escolha desses nomes. Somos 59 mil servidores somente da área da Saúde em todo o Estado, com certeza, em sua maioria esmagadora mulheres e isso fez e faz a diferença”, disse.

    Completando seu depoimento, o gestor da SES confessou um fato marcante na jornada de enfrentamento contra a covid. “Em um dia de visita, no drive-thru Ayrton Senna, uma profissional da saúde Sandra Regina, conversando comigo, relatou que às 17 horas do dia anterior havia enterrado seu filho vítima do coronavírus e às 8 horas daquela manhã já estava vacinando a população. Então eu indaguei o porquê daquilo e ela respondeu: Não quero que outras mães passem pela dor que estou passando, não quero que elas percam o filho como eu perdi o meu” essa fala demonstra tudo. O quanto foi difícil essa caminhada e que hoje temos a alegria e a satisfação de estarmos aqui. Vocês tem minha eterna gratidão. Vamos em frente contribuindo para a construção de um país melhor”, contou.

    Veja as mulheres homenageadas da SES

    Confira a relação com os nomes das homenageadas:

    1. ADRIANA MAURA MASET TOBAL
    2. ALINE MIZUTA KOZOROSKI KANASHIRO
    3. ANA CAROLINA ALI GARCIA
    4. ANA CAROLINA GUIMARÃES BELCHIOR
    5. ANA CRISTINA CARNEIRO DIAS
    6. ANA PAULA DE SOUZA BORGES BUENO
    7. ANA PAULA REZENDE GOLDFINGER
    8. ANDRÉA CAROLINA CALDAS MARTINS
    9. ANDYANE FREITAS TETILA
    10. ANGÉLICA CRISTINA SEGATTO CONGRO
    11. CLAUDIA SOTO
    12. CRHISTINNE MAYMONE
    13. DANIELLE GALINDO MARTINS TEBET
    14. EDNA GOMES MONTEIRO
    15. FABÍOLA MARQUETTI SANCHES RAHIM
    16. FILOMENA APARECIDA DEPÓLITO FLUMINHAM
    17. FLÁVIA CRISTINE CORRÊA DE ALMEIDA
    18. GILVANIA BONIFÁCIO PEREIRA
    19. GISLENE GARCIA DE CASTRO LICHS
    20. IONISE CATARINA DE OLIVEIRA PIAZZI
    21. JOSY MARIANE THALER MARTINI ROCHA
    22. KÁTILA AURELIANO DE MELO BRITO
    23. LARISSA DOMINGUES CASTILHO DE ARRUDA
    24. MARCELA RAMONE DO NASCIMENTO
    25. MARIA ANGÉLICA BENETASSO
    26. MARIA AUXILIADORA BUDIB
    27. MARIA LOURDES DE MELO
    28. MARIA RAMONA MARTINS MONTEZANO
    29. MARIANA TRINIDAD RIBEIRO DA COSTA GARCIA CRODA
    30. MARIELE ALVES CORRÊA ESGALHA
    31. MARLY APARECIDA ARRUDA PEREIRA CAIXAS
    32. PATRÍCIA ELIAS COZZOLINO DE OLIVEIRA
    33. REGINA CÉLIA MAGALHÃES SUGIURA
    34. RENATA EVARINI
    35. ROSA ODETE DE SOUZA OLIVEIRA
    36. ROSANA LEITE DE MELO
    37. SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE OLIVEIRA
    38. SANDRA REGINA DUARTE DA SILVA
    39. TEREZINHA DE JESUS SILVA DO NASCIMENTO
    40. VALDIRENE GAETANI
    41. VERUSKA LAHDO
    42. ZORAIDA FERNANDEZ GRILLO

    Texto e fotos: Karla Tatiane, Conleg

    Categorias :

    Geral

    Veja Também