‘Mutirão de Limpeza do Parque’ conta com participação do Corpo de Bombeiros Militar e Agentes de Saúde

  • Publicado em 18 nov 2021 • por marianel@ses.ms •

  • O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (18), o ‘Mutirão de Limpeza do Parque dos Poderes’ que neste ano mira possíveis criadouros do mosquito em ação da Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika. Mesmo com condições climáticas adversas, as equipes estarão realizando as ações durante todo o dia na região.

    Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o Governo dá o exemplo nesta ação de combate às arboviroses. “O Parque dos Poderes é a nossa casa, além de ser a sede do Governo do Estado. Nós precisamos mostrar à população que estamos fazendo todas as ações de enfrentamento e combate à Dengue, Chikungunya e Zika. Por isso, peço a colaboração de todos vocês que também nos ajudem nesta campanha”.

    O Assessor Militar na SES e coordenador da campanha, coronel Marcello Fraiha, informa que participam desta operação de 12 militares do Corpo de Bombeiros Militar, 76 agentes de controle de endemias da Sesau e quatro técnicos da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores da SES. “Mesmo com as chuvas que caem nesta quinta-feira (18), em Campo Grande, os agentes de saúde realizarão as ações no entorno do Parque dos Poderes. Por isso, é importante a participação de todos que trabalham e residem nesta região”.

    O Parque dos Poderes conta com 44 prédios públicos, além de 1,3 mil imóveis residenciais e comerciais. As ações de limpeza consistem em vistoriar árvores ocas e folhas que possam reter água das chuvas, bem como, realizar visitas nos condomínios e comércios da região.

    As instituições públicas e privadas do Parque dos Poderes contam com o apoio do projeto colaborador voluntário que tem parceria com a Sesau. Pelo menos dois funcionários ou servidores públicos são capacitados pelo projeto para atuar no combate, eliminando focos de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

    Campanha contra a Dengue

    A Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika foi lançada no último dia 4 de novembro. Para este ano, diversas ações de conscientização foram programadas como a realização de webnários, visitas técnicas a municípios, lançamento da 3ª etapa do sistema e-Visitas, início da nova fase do programa da Wolbachia LDO –liberação de ovos, além do “D” de combate às Arboviroses que acontece nesta sexta-feira (19) de novembro.

    O combate ao mosquito Aedes Aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

    Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

    Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

    A SES conta com o apoio de membros do Comitê Estadual das Arbovirores para esta campanha. Há o site Guerra Contra o Mosquito que reúne diversas informações, além de materiais educativos para o apoio da campanha.

    Rodson Lima, SES

    Categorias :

    Geral

    Veja Também