No Pará, SES participa do evento “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”

  • Publicado em 02 jun 2023 • por marianel@ses.ms •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) participou do encontro regional dos estados das regiões Norte e do Centro-Oeste, sobre a “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”, que aconteceu nesta quinta-feira (1º), na cidade de Belém (PA), evento promovido pela FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

    O encontro foi destinado aos governadores, secretários estaduais de saúde ou equipes, representantes da sociedade civil e jornalistas para promover o diálogo sobre a importância da colaboração entre estados e municípios no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância.

    Conforme a gerente da Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Cristiana Schulz, a primeira infância é um processo contínuo desde a concepção onde envolve múltiplos acessos da evolução com o objetivo de tornar o indivíduo competente para comandar sua vida.

    “Antes eram realizados investimentos apenas em puericultura e imunização, mas é evidente a necessidade de se pensar na formação da criança desde dentro da barriga da mãe, onde o investimento dá resultados muito mais satisfatórios. O que se vive na primeira infância é o que impacta na vida adulta, por isso a primeira infância precisa ser priorizada em todos os setores de políticas públicas e intersetoriais. Não podemos esperar, precisamos investir na nossa maior riqueza: nossas crianças”, defende Schulz.

    O evento foi cenário para o fomento das discussões acerca da importância da primeira infância para a redução das desigualdades e a promoção do desenvolvimento e a colaboração como estratégia para a resolução de problemas complexos.

    Durante o encontro foi lançado o estudo “Governança Colaborativa para a Primeira Infância – Proposta para governos estaduais”, produzido pela FMCSV. O documento oferece aos gestores públicos estaduais um conjunto de recomendações para o impulsionamento das políticas de primeira infância, que dependem da articulação e cooperação entre setores do governo e entes federativos.

    Kamilla Ratier, Comunicação da SES, com informações da FMCSV

    Foto: Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também