Publicado em 20 jan 2022 • por marianel@ses.ms •
A Secretaria de Estado de Saúde informa que a responsabilidade de aplicação é dos municípios. Estes casos são inserções de informações erradas no sistema. Quando detectado é solicitado que o município faça a correção. O Programa Nacional de Imunização (PNI) informou que aumento o número de registros errados no sistema após os ataques hackers à plataforma do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde também registrou os primeiros lotes da vacina pediátrica da Pfizer no Sistema do SI-PNI como vacina da Pfizer adulta. Portanto devido esse erro de registro do Ministério da Saúde algumas crianças de 05 a 11 anos que tomaram a vacina pediátrica da Pfizer aparecem no sistema como se tivessem tomado a vacina adulta. A SES imediatamente identificou o erro e oficiou ao Ministério da Saúde para que faça a correção.
Os municípios são orientados para quando ocorrer vacinação de crianças com a vacina errada, o município faça a devida notificação de erro, realizando a avaliação do paciente e o acompanhamento médico. Neste caso, é paralisado o esquema vacinal até que seja ofertado o imunizante adequado.