Publicado em 24 out 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •
O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, por meio da CH (Comissão de Humanização) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promoveu uma ação alusiva ao Outubro Rosa nos dias 17 e 18 de outubro. Colaboradoras e pacientes participaram de uma palestra sobre conscientização do câncer de mama, com foco na importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“A ação tem como principal objetivo conscientizar pacientes e colaboradores sobre a importância da mamografia e do autoexame, passos essenciais na detecção precoce do câncer de mama. Esses métodos são simples, acessíveis e fundamentais para a prevenção”, afirmou Leidiane Lacerda, assistente social e presidente da Comissão de Humanização da unidade.
Para engajar os participantes uma árvore simbólica foi confeccionada para marcar a campanha, acompanhada de frases que incentivam a realização de exames preventivos.
“A ação foi fundamental para engajar nossas pacientes e colaboradoras. Iniciativas como essa são essenciais, pois quanto mais mulheres tiverem acesso à informação sobre diagnóstico e prevenção, mais vidas poderão ser salvas”, explicou o diretor-geral da unidade, Alex Marques Cruz.
Outubro Rosa
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e um caminho eficiente para reduzir as mortes e evitar que brasileiras fiquem doentes é a prevenção e diagnóstico precoce.
A mamografia é o principal exame que auxilia no diagnóstico e rastreamento do câncer de mama. Ele é indicado para mulheres entre 50 e 69 anos e deve ser feito a cada dois anos. Porém, mulheres com síndromes hereditárias devem começar o rastreamento a partir dos 35 anos. Vale lembrar que além do autoexame e ultrassom de seios podem ser realizados por mulheres de todas as idades.
Comunicação SES