OUVIDORIA ESTADUAL DO SUS
As ouvidorias são canais que viabilizam a comunicação entre os (as) cidadãos (ãs) e os órgãos e entidades do SUS como espaço de cidadania. Estes canais de atendimento recebem e respondem manifestações, que são as sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre as políticas e os serviços prestados pelo SUS.
As informações trazidas pelos cidadãos propiciam a gestão identificar as melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares.
Todos os cidadãos podem fazer questionamentos, sugerir ideias, melhorias contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão pública.
O processo de organização sistêmica das Ouvidorias do SUS, instituídas pelos entes federados, teve início em 2007, com a utilização do Sistema Informatizado OuvidorSUS, regulamentado pela Portaria nº 8, de 25 de maio de 2007, que atendeu à necessidade de comunicação eficaz entre as Ouvidorias do SUS.
O QUE DEVO FAZER ANTES DE REALIZAR UMA MANIFESTAÇÃO NA OUVIDORIA DO SUS?
Antes de fazer uma manifestação à Ouvidoria Estadual do SUS, procure as pessoas responsáveis pelo estabelecimento de saúde para resolução do seu problema ou questionamento, Secretarias de Saúde e outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde.
Entretanto, se você tentou, e não obteve sucesso entre em contato com a Ouvidoria das seguintes formas:
Para que sua manifestação seja analisada, é necessário informar seus dados pessoais (nome e endereço completo, telefone, e-mail, município e estado). Forneça o maior número de informações, e se for o caso, o nome dos serviços de saúde, os profissionais envolvidos, nome dos procedimentos ou medicamentos solicitados além de outras informações que julgar necessária.
Dependendo do teor de sua manifestação podem ser gerados mais de um protocolo.
Denúncia: Quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde. Ex: cobrança de procedimento, negligência no atendimento, etc.
Reclamação: Quando se quer relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde. Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos, etc.
Solicitação: Quando se requer acesso a atendimento ou ações e/ou serviços de saúde. Ex: necessidade de tratamento médico, medicamento.
Informação: Quando se busca uma instrução, orientação, esclarecimento, ou ensinamento relacionado à saúde. Ex: informações sobre doenças, programas, campanhas.
Elogio: Quando se quer demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo SUS. Ex: bom atendimento.
Sugestão: Quando se quer propor ação considerada útil à melhoria do SUS. Ex: melhoria no serviço de saúde, programas e ações de saúde.
A manifestação será analisada por esta Ouvidoria Estadual do SUS e será encaminhada aos órgãos e/ou departamentos competentes, nas esferas federal, estadual, ou municipal da gestão do SUS, para resposta.
Por isso, as soluções de algumas demandas dependem também da atuação de agentes externos à Ouvidoria.
A Ouvidoria acompanhará o processo até a obtenção de uma resposta.
– Sigilosa é aquela em que constam os dados pessoais do cidadão, com solicitação de que ela seja resguardada. Nesse caso a Ouvidoria se compromete a mantê-la em sigilo, não a revelando aos co-responsáveis pela resposta à manifestação.
– Anônima é aquela em que não constam dados pessoais do cidadão capazes de identificá-lo.
Manifestações sigilosas ou anônimas serão acolhidas. Contudo, a falta de informações suficientes ao seu processamento, pode impossibilitar a apuração pelo órgão responsável.
Quando for uma manifestação de Solicitação a mesma não poderá ser anônima.
Ouvidoria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul
Endereço: Avenida Afonso Pena, 3547 . Centro – CEP: 79.002-072– Campo Grande/MS
Email: ouvidoriasus@saude.ms.gov.br
Telefones: 0800 647 0031 / (67) 3314-2752/3314-2753/3314-2754/3314-2755
Ouvidoria Municipal de Saúde de Aquidauana
Endereço: Honório Simões Pires, 618 – Vila Cidade Nova – CEP: 79.200-000
E-mail: ouvidoriasus@aquidauana.ms.gov.br
Telefone: (67) 3241-1421/ 3241-6141
Ouvidoria Municipal de Saúde de Amambai
Endereço: Rua General Câmara 910, Centro – CEP 79.990-000
E-mail: ouvidoriaamambai@hotmail.com
Telefone: (67) 3481-3053
Ouvidoria Municipal de Saúde de Anastácio
Endereço: Avenida da Integração, 861 – Centro – 79.210-000
E-mail: ouvidoriasus@aquidauana.ms.gov.br
Telefone: (67) 3241-1421/ 3241-6141
Ouvidoria Municipal de Saúde de Aral Moreira
Endereço: Rua Bento Marques, 749 – CEP: 79.930-000
Email: ouvidoriasus.am@hotmail.com
Telefone: (67) 3488-1932
Ouvidoria Municipal de Saúde de Brasilândia
Endereço: Rua Hélio Martinez Júnior, 1035 – Centro – CEP: 79.670-000
Email: ouvidoria.brasilandiams@outlook.com
Telefone: 0800 647 4540 (67) 3546-1769
Ouvidoria Municipal de Saúde de Caarapó
Endereço: Rua Duque de Caxias, 726 – Centro – CEP 79940-000
Email: ouvidoriasuscaarapo@hotmail.com
Telefone: (67) 3453-3866
Ouvidoria Municipal de Saúde de Camapuã
Endereço: Pedro Celestino, 556 Centro – CEP 79 420-000
E-mail: ouvidoriasuscamapua@hotmail.com
Telefone: (67) 3286-1088
Ouvidoria Municipal de Saúde de Campo Grande
Endereço: Rua Bahia, 280 – Jardim dos Estados – CEP: 79.002-530
Email: ouvidoria@sesau.capital.ms.gov.br
Telefone: (67) 3314-9955
Ouvidoria do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Campo Grande)
Endereço: Av. Eng. Luthero Lopes, 36 – Bairro: Aero Rancho V – CEP: 79.084-180
E-mail: ouvidoriahrms@funsau.ms.gov.br
Telefone: (67) 3378-2954
Ouvidoria Municipal de Saúde de Cassilândia
Endereço: Rua João Cristino da Silva, 429 – Centro – CEP 79.540-000
Email: ouvidoria@smscassilandia.com.br
Telefone: (67) 3596-1099
Ouvidoria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul
Endereço: Avenida Dois, 251 sala 15 – 2º piso – CEP: 79.560-000
Email: ouvidoria@chapadaodosul.ms.gov.br
Telefone: (67) 3562-3015 / 3562-2410
Ouvidoria Municipal de Saúde de Corumbá
Endereço: Rua América, 427 – Centro – CEP: 79.333-110
Email: ouvidoria.saude@corumba.ms.gov.br
Telefone: 0800 647 2255 (67) 3907-5314
Ouvidoria Municipal de Saúde de Costa Rica
Endereço: Rua Ambrosina Paes Coelho, 272 – Centro – CEP: 79.550-000
Email: ouvidoriasuscr@gmail.com
Telefone: (67) 3247-7065
Ouvidoria Municipal de Saúde de Coxim
Endereço: Rua Santo Antônio, 398 – Vila Santana – CEP: 79.400-000
Email: ouvidoriasuscoxim2015@outlook.com
Telefone: (67) 3291-3131
Ouvidoria Municipal de Saúde de Dourados
Endereço: Rua Dr. Vanilton Finamore, 990 – Vila Industrial – CEP: 79.804-970
E-mail: ouvidoria.sems@dourados.ms.gov.br
Telefone: (67)3424-8659 / 98467-9149
Ouvidoria Municipal de Saúde de Guia Lopes da Laguna
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1030 – CEP 79.230-000
Telefone: (67) 3269.3347
Ouvidoria Municipal de Saúde de Iguatemi
Endereço: Avenida Gelson Andrade Moreira, 1003 – Centro – 79.960-000
E-mail: ouvidoriasus@iguatemi.ms.gov.br
Telefone: (67) 3471-1587
Ouvidoria Municipal de Saúde de Itaporã
Endereço: Rua Dez de Dezembro, 1180 – Centro – CEP: 79.890-000
E-mail: ouvidoriaitapora@gmail.com
Telefone: 3451-4406
Ouvidoria Municipal de Saúde de Ivinhema
Endereço: Rua Soite Nakata, 344, bairro Guiray – CEP: 79.740-000
Email: ouvidoriaivinhema@gmail.com
Telefone: (67) 3442-1516
Ouvidoria Municipal de Saúde de Jaraguari
Endereço: Rua Américo Ferreira de Souza, 182 – CEP: 79.440-000
E-mail: ouvidoriajaraguari@gmail.com
Telefone: (67)3285-1549
Ouvidoria Municipal de Saúde de Jardim
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1983 – CEP: 79.240-000
Email: ouvidoria.sus@jardim.ms.gov.br
Telefone: (67) 3251-1016
Ouvidoria Municipal de Saúde de Ladário
Endereço: Rua Cunha Couto, 1212 – Centro – CEP: 79.370-000
E-mail: ouvidoria.ladarioms@gmail.com
Telefone: (67) 3226-2945
Ouvidoria Municipal de Saúde de Maracaju
Endereço: Rua Apa, 120 – Centro – CEP 79.150-000
E-mail: saude.ouvidoria@maracaju.ms.gov.br
Telefones: 67 3454-1320
Ouvidoria Municipal de Saúde de Naviraí
Endereço: Avenida Amélia Fukuda, 100 – Centro – CEP: 79.950-000
E-mail: ouvidoriasaude@navirai.ms.gov.br
Telefone: (67) 3461-3789 3924-4067
Ouvidoria Municipal de Saúde de Nova Alvorada do Sul
Endereço: Rua Duair João de Barcelos, 205
E-mail: ouvidoriasusnas@outlook.com
Ouvidoria Municipal de Saúde de Ponta Porã
Endereço: Avenida Brasil, 2738 – Centro – CEP: 79.904-740
E-mail: ouvidoriasuspontapora@hotmail.com
Telefone: 0800 647 6780 (67) 3926-6780
Ouvidoria do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Ponta Porã)
Endereço: Avenida Baltazar Saldanha, 1501 – Bairro Saudade – CEP: 79.904-202
E-mail: ouvidoriahospitalregional@pontapora.ms.gov.br
Telefone: (67) 3926-6772 fax (67) 3926-6773
Ouvidoria Municipal de Saúde de Ribas do Rio Pardo
Endereço: Rua Conceição do Rio Pardo, 1725 – CEP: 79.180-000
OUVIDORIA SAÚDE NA LINHA
E-mail: sudenalinha.ribas@hotmail.com
Telefone: 162 (67)3238-3101
Ouvidoria Municipal de Saúde de Rio Brilhante
Endereço: Rua Athayde Nogueira, 989 – Centro – CEP: 79.130.000
Email: ouvidoriasus@riobrilhante.ms.gov.br
Telefone: 0800 647 1014 (67) 3452-7391
Ouvidoria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste
Endereço: Rua Martimiano Alves Dias, 1211 – Centro – CEP: 79.490-000
E-mail: sms.ouvidoria@saogabriel.ms.gov.br
Telefone: (67) 3295-3777
Ouvidoria Municipal de Saúde de Sidrolândia
Endereço: Rua São Paulo, 1386 – Centro – CEP 79.170-000
E-mail: ouvidoriasaude@sidrolandia.ms.gov.br
Telefones: 0800 647 7373 (67) 3272-5205
Ouvidoria Municipal de Saúde de Terenos
Endereço: Rua Arnaldo Estevão de Figueiredo, Centro – CEP: 79.190-000
Email: ouvidorsusterenos@hotmail.comm
Telefone: (67) 3246-1310
Ouvidoria Municipal de Saúde de Três Lagoas
Endereço: Avenida Eloy Chaves, 867 – Centro – CEP 79.602-070
E-mail: ouvidoria@treslagoas.ms.gov.br
Telefones: 0800 647 1091 / (67) 3929-1279
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