Para dar início a um ciclo de transformações, profissionais da SES participam do ‘1º Encontro Team Building’

  • Publicado em 18 dez 2023 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • Como parte das comemorações natalinas e com o intuito de valorizar os profissionais, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ETSUS (Escola Técnica do SUS) Professora Ena de Araújo Galvão e ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser, realizou na sexta-feira (15) e nesta segunda-feira (18) o ‘1º Encontro Team Building da SES/MS’.

    Com o objetivo de fortalecer as equipes e a promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, a iniciativa proporcionou um espaço de reflexão sobre a importância do papel do líder, a gestão de conflitos e a comunicação eficiente, estimulando os relacionamentos interpessoais nos processos de trabalho na área da saúde.

    Para a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone, o desafio proposto às escolas foi cumprido com êxito. “Queríamos fazer algo diferente, até para sermos diferentes e começar 2024 e uma forma diferente. Que essa primeira edição do ‘Team Building’ seja o início de muitos outros que a gente possa fazer e que a gente possa se integrar como uma equipe e, como equipe, possamos defender aquilo que acreditamos. Que possamos fazer mais momentos como esse, para nos integrarmos mais. Precisamos construir juntos esse processo para que os servidores da SES se sintam ainda mais acolhidos”.

    Os servidores foram divididos em 5 equipes – Arara Azul, Capivara, Jacaré, Onça-Pintada e Tuiuiú – com a intenção de mesclar os setores a fim de realizar a integração entre eles para a realização das atividades propostas.

    De acordo com a gerente de Assessoramento Pedagógico da ETSUS, Ewângela Aparecida    Pereira, o ‘Team Building – Construção de Equipes’ é uma oportunidade de mostrar as potências das equipes. “Pensamos com muito carinho nas atividades e a proposta, na verdade, foi uma grande gincana onde cada um pode demonstrar as suas potencialidades”.

    A proposta pedagógica do encontro necessitou da atenção dos trabalhadores. “Foi importante para a equipe manter um espírito colaborativo, para que ficassem imersos nas atividades. Um momento de nos encontrarmos e refletirmos um pouco sobre os nossos papéis dentro do nosso processo de trabalho”, explicou o diretor da ESP, André Vinicius Batista de Assis.

    ‘Team Building’ chegou para possibilitar que as equipes discutam e reflitam sobre seus processos de trabalho, contribuindo para que os servidores compreendam a totalidade do trabalho que seu órgão público realiza, além de, com isso, favorecer o protagonismo, a criação de vínculos, o envolvimento e comprometimento com os projetos e metas a serem atingidas pela organização.

    A coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Maternidade da SES, Andriely Gomes dos Santos, destacou que a proposta aproxima todas as pessoas dentre as superintendências da SES.

    “No dia a dia, apesar de compartilhar algumas pautas, não conseguimos de fato ter um trabalho em time, equipe, isso é uma fragilidade. Promover espaços de reflexão e trabalho em equipe como foi o ‘Team Building’ é essencial, pois nos tirou da rotina e permitiu, por meio das dinâmicas, fazer análises não somente do processo próprio de trabalho, mas também de toda uma cultura existente dentro da instituição. Acredito que esse momento impactará em um futuro próximo e espero que tenhamos mais momentos como esse”, elogiou Andriely.

    “Esse é um momento de transformação para uma SES diferente, voltada para um novo olhar, um período de ressignificação da secretaria”, completou André.

    O encontro também foi um momento de descontração e confraternização entre as equipes da SES.

    Kamilla Ratier, SES

    Fotos: Divulgação/SES

    Categorias :

    Geral

    Veja Também