Para fortalecer o combate às Arboviroses, SES realiza web aula com os municípios de fronteiras e divisas de MS

  • Publicado em 14 mar 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta quinta-feira (14), às 14 horas, a web aula ‘Plano de ação das Arboviroses (dengue, Chikungunya e Zika) nas Fronteiras e Divisas’. A reunião será por meio da Plataforma Telessaúde MS e é voltada aos profissionais das Vigilâncias Epidemiológicas, Controle Vetorial, Atenção Primária e Hospitalar dos municípios de Fronteira e Divisas.

    Participam da reunião os municípios que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas; e os municípios que fazem divisa com os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná: Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Batayporã, Anaurilândia, Três Lagoas, Taquarussu, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

    Para a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos, a web é um momento oportuno para sanar dúvidas sobre a realidade desses municípios, bem como as dificuldades e formas que o estado pode contribuir nessa organização. “Nossa preocupação, o nosso alerta é em relação ao cenário epidemiológico dos municípios e países vizinhos ao nosso estado”, explica Jéssica.

    A palestra será ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos e pela enfermeira, Bianca Modafari. O acesso à web aula pode ser feito através do link: https://participe.saude.ms.gov.br/forms/ .

    Arboviroses

    O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya.

    Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

    Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

    Kamilla Ratier, Comunicação SES

    Foto: Bruno Rezende

    Categorias :

    Chikungunya, Dengue, Telessaúde, Zika

    Veja Também