Para intensificar vacinação, SES lança campanha para redes sociais com objetivo de combater ‘Fake News’

  • Publicado em 04 mar 2022 • por marianel@ses.ms •

  • O Governo do Estado, por meio de iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a TV Educativa de Mato Grosso do Sul, lança nesta sexta-feira (4), campanha voltada para as redes sociais com objetivo de desmistificar as Fake News contra a vacinação da Covid-19.  A Campanha ‘Contra a Covid-19, não Vacile. Vacine-se’! conta com importantes parceiros, como a Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul, Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul, além da participação de pesquisadores, médicos e artistas regionais. Nesta primeira etapa, o foco será voltado à vacinação infantil no Estado.

    Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o Estado tem procurado auxiliar os municípios em diversas estratégias que possam alcançar aquelas pessoas que ainda permanecem resistente à vacinação contra a Covid-19. “Nós esperamos que estes vídeos educativos possam circular e chegar aquelas pessoas que ainda se mantém resistentes à vacinação contra a Covid-19. Neste momento, com o retorno às aulas, nós queremos atingir os pais ou responsáveis para que vacinem as crianças de 5 a 11 anos de idade, bem como, os adolescentes. Nesta campanha, temos pessoas com know-how incrível, como o pesquisador Julio Croda, nos apoiando em mais uma iniciativa da SES/MS com objetivo de salvar vidas. A TV Educativa também tem um papel fundamental neste processo”.

    Segundo a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, objetivo principal é combater às Fakes News. “Sabemos que diariamente somos bombardeados com notícias falsas que tem como único objetivo desestimular às campanhas de vacinação em todo o Estado. A doença da Covid-19 é uma doença nova que sofre mudanças e a vacina é a única chave para mudar esta realidade. Então, quando uma pessoa lê uma notícia falsa ou recebe um vídeo ou um áudio, cuja o conteúdo é totalmente diferente sobre o que diz  a ciência ou recomendado por especialistas, isto nos causa preocupação. E como essas Fake News chegam principalmente, por meio de aparelhos eletrônicos, queremos que a nossa campanha também chegue e esclareça a todos com conteúdo seguro e verdadeiro”.

    O assessor militar da SES, Coronel Marcello Fraiha, explica que nesta primeira etapa da campanha, seis vídeos foram preparados. “Nós pedimos aos nossos colaboradores para que nos enviassem vídeos com a temática voltada à vacinação infantil, com uma linguagem simples e direta para a população. Assim, nesta edição, temos as participações: do médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Dr Julio Croda; da médica infectologista pediátrica, Dra Ana Lúcia Lyrio de Oliveira; da médica infectologista e presidente da Sociedade de Infectologia de MS, Dra Andyane Tetila; da médica pediátrica e presidente da Sociedade de Pediatria de MS, Dra Carmen Lúcia de Almeida Santos; da médica pediátrica e infectologista pediátrica, Dra Yvone Maia Brustoloni e recebemos a apoio de artistas regionais como os brilhantes músicos, João Paulo e Delinha. Nós ainda vamos receber mais pessoas e queremos que toda a comunidade participe”.

    Veja os vídeos:

    Dr. Júlio Croda – Médico Infectologista – Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz – Destaca a importância da vacinação do público infantil e traz dados importantes como a de que a Covid-19 já acometeu mais de duas mil crianças no país e que infelizmente evoluíram para o óbito. “As duas opções de vacina infantil – Coronavac e Pfizer pediátrica – são extremamente seguras”.

     

    Dra Ana Lúcia Lyrio de Oliveira – Médica Infectologista Pediátrica – Destaca que até o momento não há registro de casos de vacinação infantil que levou a óbito de crianças. “A vacina protege contra as formas graves da Covid. Com a vacinação, a gente não protege só as crianças, mas todas as pessoas ao redor dela”.

     

    Dra Andyane Tetila – Médica Infectologista – Presidente da Sociedade de Infectologia de MS – Destaca com veemência o combate às notícias falsas que atrapalham as campanhas de vacinação, principalmente, a infantil. “Faço um apelo a vocês pais, mães, responsáveis por nossas crianças, para que acreditem na vacina. Ela é eficaz, eficiente e segura”.

     

    Dra Carmen Lúcia de Almeida Santos – Médica Pediatra – Presidente da Sociedade de Pediatria de MS – Destaca que nos últimos meses a doença da Covid-19 tem acometido um número maior de crianças. “Há um aumento na porcentagem de internações e de ocupação de leitos de UTI. As vacinas crianças estão todas aprovadas para o uso e são seguras”

     

    Dra Yvone Maia Brustoloni – Médica Pediátrica e Infectologista Pediátrica – Destaca a eficácia das vacinas para crianças de 5 a 11 anos de idade. “A vacina é segura e eficaz, não espere mais para levar seus filhos para serem vacinados. Vamos manter a Covid-19 longe das crianças”.

     

    João Paulo e Delinha – Músicos Regionais – Alertam para a conscientização da vacinação infantil no Estado.  “Temos um pedido para vocês. Para levarem seus filhos para vacinarem. A vacinação é muito importante”.

     

    Rodson Lima, SES

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também