Publicado em 26 set 2025 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •
Encontro nacional vai reunir especialistas e ativistas em Campo Grande para fortalecer a proteção e o direito à amamentação
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou nesta quinta-feira (25) uma reunião com representantes envolvidos na organização do XVII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e do VII Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS), que acontecerão de 26 a 30 de abril de 2026, em Campo Grande. O encontro contou com a presença da coordenadora nacional da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), Marina Rea, referência na defesa do direito de mães e bebês à amamentação.
O evento nacional deve reunir profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, estudantes e ativistas de todo o país em torno de um tema de grande relevância: “Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: o desafio da atuação intersetorial, inclusiva e sustentável”. Mais do que um espaço científico, o encontro será um chamado à união de esforços para proteger, apoiar e promover práticas que impactam diretamente na saúde, no desenvolvimento e na vida de milhares de crianças e famílias brasileiras.
Durante a reunião, representantes das comissões e subcomissões organizaram a programação, garantindo a qualidade e o alcance de um evento que tem o compromisso de transformar o cuidado com a primeira infância em pauta central das políticas públicas.
Para Marina Rea, a amamentação é um ato político e coletivo, que vai além da orientação às mães. “Não basta ensinar a pega correta, é preciso enfrentar interesses que fragilizam o aleitamento e prejudicam o desenvolvimento das crianças”, afirmou. Ela destacou que a IBFAN atua em 140 países e, no Brasil, está presente em 20 estados, promovendo encontros nacionais desde a década de 1990, sempre em defesa do direito humano de mamar e ser amamentado.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante, também reforçou o papel estratégico da atenção primária e da equidade no acesso ao aleitamento. “Amamentar é um direito de todas as crianças, um ato de amor e de justiça social. Nosso compromisso é garantir que esse direito seja respeitado e protegido”, declarou.
Programação e inscrições
O site oficial dos eventos já está disponível e reúne informações iniciais para o público interessado. Em breve, serão divulgados os detalhes da programação, nomes de palestrantes e orientações para inscrição.
A abertura está marcada para o dia 26 de abril de 2026, com a emocionante ação “Mil Mães Amamentando”, no Parque das Nações Indígenas. No dia 27, cursos e oficinas na Unigran Capital irão aprofundar temas como alergias alimentares e estratégias de apoio ao aleitamento. De 28 a 30 de abril, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo será palco da programação central, reunindo vozes, experiências e conhecimentos em defesa da vida e da saúde desde o início.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Kamilla Ratier