Publicado em 15 dez 2017 • por marianel@ses.ms •
Campo Grande (MS) – O secretário de estado de saúde Carlos Coimbra apresentou nesta sexta-feira (15) as principais ações a serem desenvolvidas após assumir a pasta da saúde de Mato Grosso do Sul. Durante entrevista ao programa Tribuna Livre da Rádio Capital, o secretário destacou os projetos que serão desencadeados pela Secretaria de Estado de Saúde mantendo o cronograma de regionalização da saúde.
Para o secretário, a busca por parcerias é o passo inicial para ampliar a oferta de serviços de qualidade, sendo o ponto forte para o crescimento da saúde. “Conseguimos tirar o Hospital de Câncer daquela situação graças a varias parcerias da iniciativa privada e do poder público e é isso que vou tentar à frente da Secretaria de Saúde. O objetivo é que façamos esta parceria tanto com o prefeito de Campo Grande, como para os prefeitos dos outros municípios” disse o secretário. “Estou me reunindo com secretários de saúde dos municípios a fim de estreitar estas parcerias e para conseguirmos atender a população. E este tipo de relação que iremos fortalecer para que possamos melhor os serviços de saúde”, acrescentou.
Caravana da Saúde
Carlos Coimbra também falou sobre as ações que envolvem o projeto de saúde do Governo do Estado, a Caravana da Saúde. O secretário confirmou a realização do projeto em larga escala, e reforçou que as medidas de melhoria na saúde iniciadas desde então, já fazem parte do cronograma da Caravana.
“A Caravana da Saúde faz parte do governo e é uma ação que alcançou não só Campo Grande como todos os municípios do interior. Mas os nossos trabalhos iniciais já se encaixam na proposta da Caravana. Conseguimos a liberação de R$ 1,3 milhão para cirurgias eletivas em Campo Grande, além da expansão dos serviços de radioterapia quando instalarmos um novo acelerador linear no Hospital de Câncer Alfredo Abraão, dobrando assim o numero de exames e também as equipes disponíveis para atendimento. Todas essas melhorias é uma ação dentro da proposta da Caravana da Saúde e que serão implementadas durante o ano todo”, confirmou o secretário.
Secretário de Estado de Saúde Carlos Coimbra, parcerias com Secretaria de Segurança serão essenciais para redução de vítimas no trânsitoOrtopedia e trânsito
O secretário de saúde também destacou o empenho em fortalecer as ações de saúde voltadas para a conscientização no trânsito e o impacto gerado nos atendimentos em ortopedia nos hospitais de Campo Grande e demais unidades do Estado.
“As primeiras reuniões que realizamos na Secretaria de Saúde estão gerando bons resultados e entre elas está a grande parceria sinalizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. O nosso objetivo é fortalecer ações de conscientização no trânsito, e assim reduzir as demandas de acidentes e também de pacientes vítimas da imprudência. Há uma grande demanda no setor de ortopedia relacionado aos índices de acidentes registrados no Estado. Devemos atuar nesse sentido, com ações voltadas à Lei Seca e a fiscalização do trânsito, buscando a diminuição da demanda de vítimas de trânsito e por consequência evitando a lotação nos maiores hospitais do Estado”, disse o secretário.
Jefferson Gonçalves – Assessoria de Comunicação SES