SES alerta para aumento alarmante de casos e internações de Covid em Mato Grosso do Sul

  • Publicado em 24 nov 2020 • por marianel@ses.ms •

  • A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu alerta sanitário para o aumento expressivo de casos Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul apresentou aumento de 59% de positividade nos exames RT-PCR realizados pelo Lacen/MS nos últimos 15 dias, assim como aumento de 60% das internações nos últimos 12 dias, passando de 206 para 333 pacientes internados.

    Nesta terça-feira (24.11), o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para o tratamento de COVID-19 chegou a 100% da ocupação dos leitos COVID. Santa Casa chegou a 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados para coronavírus e 93% para UTI geral. Hospital Universitário, Hospital do Pênfigo e Hospital do Câncer também chegaram a 100% de ocupação de leitos de UTI geral.

    Enquanto entre 15 e 21  outubro a taxa de positividade registrada era de 19,4%, em Campo Grande, entre 15 e 21 novembro o índice subiu para 39,3%, apresentando aumento de 102% no aumento da positividade. No Estado, o índice aumentou em 59% de positividade. Sendo em outubro, 22,2% para 35,3%, conforme dados extraídos do GAL/Lacen/MS da SES. Os municipios que também apresentaram aumento expressivo de casos foram Porto Murtinho,  Naviraí, Maracaju, Bodoquena, Mundo Novo, Coronel Sapucaia, Camapuã, Amambai, Sete Quedas e Rio Negro.

    Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a faixa etária mais acometida é de adultos jovens de 20 a 39 anos que possui uma dinâmica social mais ativa, frequentam mais espaços coletivos, não acreditando nos riscos da doença. “Estamos fazendo um alerta à população quanto ao aumento de casos e circulação viral, obrigatoriedade do uso de máscaras e medidas de higiene. Evitem aglomerações, saídas de casa e contatos desnecessários”.

    O Estado de Mato Grosso do Sul registrou 93.747 casos positivos de COVID-19 e 1.738 mortes desde o início da pandemia. A média móvel segue alta, indicando 683,1 novos casos por dia na última semana.

    Quanto ao percentual de leitos ocupados, uma das grandes preocupações das autoridades em saúde, a macrorregião de Campo Grande já tem 80% dos leitos ocupados, de Dourados 57%, Três Lagoas 43% e Corumbá com 56% de ocupação.

    Texto: Airton Raes e Rodson Lima

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também