SES apoia a implementação de serviços em práticas de cuidados paliativos

  • Publicado em 25 maio 2023 • por marianel@ses.ms •

  • O HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão) foi contemplado com o PROADI – SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) – Cuidados Paliativos na Atenção Especializada que será executado pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo. O objetivo do projeto é apoiar serviços em práticas de cuidados paliativos através da construção e implementação de fluxos e protocolos, além da capacitação de profissionais atuantes na atenção hospitalar, especializada ambulatorial e atenção domiciliar.

    A SES (Secretaria de Estado de Saúde), através da Rede de Doenças Crônicas, fez um grande empenho para tornar possível a adesão ao projeto por entender a importância da temática de cuidados paliativos. Conforme a responsável pela área técnica em cuidados paliativos, Michele Borsoi, a secretaria é parceira na implementação deste projeto alinhado às necessidades de acesso e qualificação de serviços em cuidados paliativos no SUS.

    “A SES está em um momento muito oportuno na discussão de cuidados paliativos por estarmos implementando a área técnica de cuidados paliativos e existe uma discussão nacional acerca das políticas públicas em cuidado paliativos, então estamos com várias frentes de trabalho no assunto”, afirma.

    Na primeira etapa do programa, que aconteceu entre os dias 23 e 25, a equipe do Hospital Sírio Libanês participou da abertura oficial com apresentação da metodologia para a diretoria e equipe multiprofissional do HCAA. A programação também contou com a realização de oficinas para diagnóstico de cultura organizacional, reunião de alinhamento com a diretoria do Hospital do Câncer e visita técnica nos setores envolvidos.

    Durante esse ano a equipe do Hospital Sírio Libanês acompanhará a implantação do projeto. Desta forma, o HCAA pretende melhorar a gestão e fomentar o acesso a cuidados paliativos gerais na instituição.

    Projeto Cuidados Paliativos na Atenção Especializada

    O programa tem como objetivo capacitar equipes do SUS e implementar protocolos de cuidados paliativos em hospitais, ambulatórios, dentre outros, para melhorar a qualidade e segurança das unidades de saúde e impactar positivamente na saúde dos usuários – pacientes e familiares.

    O cuidado paliativo é uma assistência prestada a pacientes e familiares com o objetivo de oferecer qualidade de vida por meio da prevenção a fim de suavizar o sofrimento daqueles que são acometidos por doenças que coloquem em risco a vida do paciente – doenças crônicas ou em estágio avançado.

    Kamilla Ratier, Comunicação da SES

    Fotos: Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também