Publicado em 28 abr 2022 • por marianel@ses.ms •
Mato Grosso do Sul celebra a Campanha ‘Abril Verde’ que visa intensificar as ações de segurança e prevenção a acidentes de trabalho. O ‘Abril Verde’ foi instituído pela Lei Estadual 5.196/2018 e oficializou o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, é necessário haver conscientização sobre o tema. “Temos que conscientizar, cada vez mais, todos os segmentos, sejam eles públicos ou privados, a buscarem garantias de segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros”.
A superintendente Larissa Domingues Castilho, apoia e incentiva ao setor público, privado e todos os segmentos representativos e ocupacionais, independente do vínculo empregatício, formal ou informal “a refletirem sobre a prevenção para a preservação da saúde no trabalho, tendo como diretriz a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Durante o mês, a Secretaria de Estado de Saúde realizou diversas visitas técnicas com o objetivo de conscientizar os servidores sobre a prevenção a acidentes de trabalho em unidades hospitalares.
Durante todo o mês de abril a Secretaria de Estado de Saúde realizou visitas técnicas em hospitais de Campo Grande que contaram com a participação da Secretária-Adjunta da SES, Crhistinne Maymone, a da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, CEREST, o MPT, TRT 24° Região e SIMS – Sindicato da Enfermagem e Cerest Regional de Campo Grande.
História
O Abril Verde foi criado com base no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de abril e no dia 7, o Dia da Saúde. Relembra o episódio ocorrido em 1969, quando uma explosão de uma mina na cidade de Fermington, na Virgínia (Estados Unidos), matou 78 trabalhadores. Esse episódio é caracterizado como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da história. Por sua vez, a cor verde está relacionada aos cursos da área de saúde, e por isso o símbolo da campanha é o laço verde.
“Devemos celebrar o Abril Verde dentro do ambiente de trabalho como o momento perfeito para melhorar a convivência e também a segurança desses locais. É necessário dotar esses espaços de atividades que estimulem e orientem as pessoas, por meio da adoção de diversos procedimentos de segurança e melhoria da saúde dos trabalhadores”, afirma Larissa Castilho. Isso deve ser feito, segundo ela, por meio de palestras e dinâmicas de grupo que levem aos empregadores e funcionários a pensarem na segurança individual e coletiva no local de trabalho.
Em Mato Grosso do Sul, a SES atua neste sentido por intermédio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador/CEREST, da Superintendência de Vigilância em Saúde.
Rodson Lima, SES