SES conquista prêmios de Boas Práticas do Consórcio Brasil Central

  • Publicado em 24 jan 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde) inicia o ano com mais duas conquistas importantes que destacam os trabalhos desenvolvidos pelas equipes técnicas que compõem a saúde estadual. ‘Projeto Alerta Saúde MS’ e ‘Prevenção da Infecção pelo VSR (Vírus Sincicial Respiratório) pela ampliação de acesso ao Palivizumabe em MS’ são os projetos contemplados com o 2º e 3º lugares –categoria Saúde Pública – na 2ª edição do Prêmio de Boas Práticas do Consórcio Brasil Central – BrC, realizada na terça-feira (23), em Brasília.

    Para a superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, a premiação com o 2º lugar na categoria mostra a importância de um projeto como o ‘Alerta Saúde MS’ para a saúde estadual. “Como exemplo, quando se observa um leve aumento de casos de determinada doença, o que pode estar se apresentando lentamente e nem sempre é percebido pelas equipes da rede de atenção à saúde, a plataforma identifica. O Alerta Saúde MS é capaz de detectar essas variações e diferenças mínimas nos padrões, isso por município ou por tempo, o que vem a contribuir com as estratégias e proposições de ações das equipes envolvidas em saúde”.

    O coordenador de Tecnologia de Informática e Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, responsável pela inscrição do ‘Projeto Alerta Saúde MS’, destaca que a plataforma é uma ferramenta de tecnologia muito importante e que poderá auxiliar no fortalecimento da rede.

    Marcos Espíndola com certificado em mãos.

    “No Alerta Saúde MS é utilizado um algoritmo de inteligência artificial que procura nas diversas bases de dados ocorrências que ultrapassaram o limite esperado ou abaixo do esperado, como no caso as coberturas vacinais. A plataforma foi apresentada como modelo, ainda não está oficialmente em produção. Foi uma experiência muito boa”, enaltece Marcos.

    O Alerta Saúde MS é uma plataforma inteligente, de avisos e mensageria, que visa apoiar a tomada de decisão e possibilita mitigar riscos em saúde e os riscos sanitários. É um projeto que permite que a tecnologia utilizada agilize a emissão de alertas em saúde aos municípios, unidades de saúde, sendo elas estadual ou municipal, especialmente quando os indicadores se alteram acima ou abaixo do esperado.

    Vale lembrar que a SES, em 2020, foi premiada na mesma categoria, em 1º lugar, com o Projeto e-Visita Endemias.

    Também premiado na ocasião em 3º lugar, o trabalho ‘Prevenção da Infecção pelo VSR (Vírus Sincicial Respiratório) pela ampliação de acesso ao Palivizumabe em MS’ mostra que a SES ampliou os polos de aplicação de Palivizumabe no ano de 2023 no estado.

    “Conseguimos um aumento de 30% nas aplicações, o que é muito bom. Não é um medicamento que se aplica para tratar, é para prevenção. Aumentamos de 4 para 9 polos de aplicação e conseguimos melhorar a cobertura para a redução da possível infecção pelo VSR, que é um vírus muito grave para prematuros. A premiação foi uma grata surpresa, ficamos felizes com o resultado do nosso trabalho foi reconhecido”, celebra a coordenadora da Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica da SES e responsável pela inscrição da experiência, Nathália da Silva Dantas Pelliccioni.

    Igualmente, fizeram parte da equipe do projeto as servidoras Fabiola Schiavi de Melo dos Santos, Caroline Silva Garcia, Karine Cavalcante da Costa e Cristiana Schulz.

    Prêmio Boas Práticas BrC

    Dividida em seis categorias, a premiação ocorre a cada dois anos e reconhece inovações e práticas de excelência no serviço público. Com a participação de todos os entes consorciados ao BrC, a segunda edição do prêmio teve ao todo 139 inscrições, das quais 131 foram consideradas elegíveis. Mato Grosso do Sul apresentou 15 inscrições e teve 4 práticas premiadas entre os três primeiros lugares.

     Sobre o BrC

    Criado em 2015, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, conhecido como BrC, foi o primeiro consórcio estadual criado no Brasil. Composto por sete unidades da federação – Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, e sob a presidência do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, atua nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura e logística.

    Kamilla Ratier, SES

    Fotos: Agência Brasíila (capa) e Divulgação/SES

    Categorias :

    Geral

    Veja Também