Publicado em 08 abr 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •
Com o foco na promoção da saúde e inclusão, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e o Centro de Equoterapia da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) assinaram, nesta segunda-feira (8), convênio que visa melhorar o atendimento prestado aos praticantes de Equoterapia, por meio de aporte financeiro. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
O convênio celebrado beneficia diretamente pessoas com deficiência e em condição de vulnerabilidade social no município de Campo Grande. O aporte financeiro que será realizado pela SES tem um valor total de R$ 1,13 milhão, destinado ao pagamento de pessoal especializado e que permitirá a otimização dos serviços oferecidos pelo centro, garantindo um atendimento de qualidade adaptado às necessidades individuais de cada praticante. O Centro de Equoterapia desempenha um importante papel, especialmente aos que enfrentam desafios adicionais devido a condições sociais e de saúde.
Para o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, o projeto é de organização social, mas com uma finalidade terapêutica na saúde inquestionável. “A secretaria de Saúde está à disposição para que juntos possamos regulamentar esse setor, porque o cavalo pode ajudar a melhorar, mas também, pode atrapalhar. É preciso que os profissionais estejam preparados adequadamente para realizar a terapia”, afirma Simões.
Neste sentido, o convênio entre a SES e o Centro de Equoterapia da PMMS não apenas fortalece as atividades do centro, mas também reafirma o compromisso do Estado em garantir o acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade para todos os cidadãos.
Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, Coronel Ary Carlos Barbosa, o Comandante-Geral da PMMS, Coronel Renato dos Anjos Garnes e a presidente do Centro de Equoterapia da PMMS, Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, além de autoridades civis e militares.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Assessoria PMMS