SES e CRO-MS realizam Semana de Prevenção ao Câncer Bucal

  • Publicado em 04 nov 2022 • por marianel@ses.ms •

  • A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) e Conselho Regional de Odontologia (CRO/MS), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e demais instituições realizaram nos dias 07 e 08 de novembro, no município de Campo Grande, o evento: “Abertura da Semana de Prevenção ao Câncer Bucal”.

    O evento é destinado a todos os Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do estado de Mato Grosso do Sul e contará com a presença de palestrantes dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e abordará temas como a importância do monitoramento para o controle da doença, formas de prevenção e tratamento do câncer de boca.

    A Secretaria de Estado de Saúde participa com palestra da Gerente da Rede de Doenças Crônicas, Michele Borsoi, com o tema “Tratamentos Paliativos ao Paciente Oncológico”.

    Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que a incidência de câncer da cavidade oral aguardados no Brasil para cada ano do triênio 2020-2022 sejam de 11.180 casos da doença em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é de 220 novos casos, sendo 170 entre homens e 50 entre as mulheres.

    Entre os fatores de risco estão a exposição solar sem proteção, o uso de álcool, tabaco, excesso de gordura corporal, infecção pelo HPV, contato com herbicidas, produtos químicos e pesticidas.

    A abertura acontece no dia 07 na sede do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, no período matutino, e o restante da programação será no Eco Hotel do Lago.

    SINTOMAS

    Os principais sintomas do câncer de boca são o aparecimento de feridas na boca que não apresentam dor e que não cicatrizam dentro de 15 dias. Entre ouros sintomas estão manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na mucosa bucal ou lábios e dificuldades para falar, mastigar ou engolir.

     PREVENÇÃO

    A higiene bucal é uma das principais formas de prevenir o câncer de boca, além disso, manter hábitos alimentares saudáveis com ingestão de frutas e legumes, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, evitar exposição solar sem proteção e acompanhamento odontológico periódico são cuidados que devem ser tomados.

    Em caso de qualquer alteração como feridas, manchas ou inchaço na cavidade bucal, procure atendimento odontológico.

    A Semana de Prevenção ao Câncer Bucal foi instituída pela Lei Estadual nº 4.042, de 08 de junho de 2011, e pela Lei Federal nº 13.230, de 28 de dezembro de 2015.

    COMUNICAÇÃO/SES

     

    Categorias :

    Saúde Bucal

    Veja Também