SES e Escolagov lançam curso de Pós-Graduação em Gestão Hospitalar na Administração Pública

  • Publicado em 28 fev 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • Como forma de acolher os alunos e todos os envolvidos no processo de formação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser, em parceria com a Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) realizaram nesta quarta-feira (28) o lançamento do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Hospitalar na Administração Pública, no auditório da ESP, em Campo Grande.

    Para a secretária de Estado de Saúde em exercício, Dra. Crhistinne Maymone, é essencial qualificar profissionais para atuarem dentro das unidades hospitalares do estado. “É o primeiro curso que acontece fornecido pelo estado de Mato Grosso do Sul, junto com a Escola de Saúde Pública e Escolagov. É fundamental, principalmente nesse momento em que a rede estadual está implantando grandes estabelecimentos hospitalares no estado. Então, qualificar essa mão-de-obra é importantíssimo”.

    “A proposta inovadora de ofertar essa Pós-Graduação construída em parceria pela Escola de Saúde Pública e Escolagov faz parte das ações integradas no Governo do Estado com o propósito de estruturar a atenção hospitalar em Mato Grosso do Sul entregando à população resultados sólidos por meio da qualificação de profissionais que trabalham diretamente nessa área e farão a diferença na prática para melhor em suas unidades”, afirma o superintendente de Educação e Formação na Saúde da SES e diretor da ESP, André Vinicius Batista de Assis.

    O curso tem como objetivo a qualificação de profissionais das diversas áreas da saúde da rede do SUS (Sistema Único de Saúde) do estado, para que desenvolvam capacidade crítico-reflexiva de propor, analisar e executar as ações, serviços e projetos que proporcionem aos pacientes o melhor atendimento possível.

    Conforme a gerente de Pesquisa, Extensão e Inovação em Saúde da ESP e coordenadora do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão em Gestão Hospitalar na Administração Pública, Inara Pereira da Cunha, um dos pontos altos do curso será o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que adotará o formato de projeto de intervenção.

    “Essa abordagem visa não apenas a formação teórica, mas também a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, com o objetivo de impulsionar transformações significativas nos serviços hospitalares do estado”, explica.

    Discentes do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão em Gestão Hospitalar na Administração Pública.

    De acordo com a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula Martins Pereira de Assunção, a Pós-Graduação lato sensu em Gestão Hospitalar na Administração Pública é o terceiro curso de Pós-Graduação oferecido pela Escolagov, curso destinado aos servidores públicos efetivos e comissionados municipais, estaduais e federais que atuam em cargos de gestão hospitalar na administração pública.  “Assim, a Escolagov segue cumprindo a sua tarefa para que qual nasceu: contribuir para o aprimoramento profissional dos funcionários públicos do Mato Grosso do Sul, promovendo um serviço público mais eficiente”, exalta.

    Já para a diretora de Graduação, Pós-graduação e Pesquisa da Escolagov, Suzana Neves Moreira, o curso é a consolidação da parceria entre a Escolagov e a ESP. “Esta parceria tem por objetivo fomentar a qualificação de profissionais frente aos diferentes desafios encontrados na gestão da saúde pública, promovendo o aprimoramento constante dos serviços hospitalares do estado”.

    “Com o curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Hospitalar na Administração Pública, a ESP e a Escolagov reafirmam o compromisso de oferecer formação de excelência, capacitando profissionais para enfrentar os desafios da gestão na área da saúde e contribuindo para o aprimoramento contínuo dos serviços hospitalares do estado. Almejamos formar profissionais aptos a planejar, implementar, supervisionar e inovar ações, serviços e projetos na área de gestão hospitalar pública, demonstrando habilidades e competências para desempenhar atividades de gestão estratégica e liderança em serviços hospitalares”, conclui Inara.

    O curso é estruturado em 4 módulos obrigatórios, totalizando 360 horas, visando a oferta de uma base sólida de conhecimentos específicos necessários para a gestão eficiente e eficaz de hospitais públicos. As aulas, que ocorrerão na ESP, serão ministradas utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem, incluindo aulas expositivas dialogadas, estudo de caso e seminários.

    Os encontros do curso de Pós-Graduação serão presenciais e acontecerão mensalmente na ESP, ao longo de três dias consecutivos, seguindo calendário. O público-alvo são profissionais portadores de diploma de curso superior que atuam diretamente na esfera da gestão hospitalar pública.

     

    Texto e Fotos: Kamilla Ratier, Comunicação SES

    Categorias :

    Geral

    Veja Também