A Secretaria de Estado de Saúde (SES) se reuniu na manhã desta quinta-feira (16) com representantes do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) visando a viabilidade de parceria e a discussão aprofundada de políticas públicas na área da saúde com base em dados e evidências científicas.
O principal objetivo da parceria, de acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone é avançar na regionalização dos serviços de saúde, norteada por indicadores criteriosos levantados por pesquisadores do IEPS.
“A parceria com o IEPS será extremamente importante, uma oportunidade de discutir políticas públicas de saúde, em especial a regionalização. Esse instituto é um instituto independente, reconhecido e com expertise nacional e internacional e que pode nos auxiliar a implementar a organização dos nossos serviços de saúde no território sul-mato-grossense. Então, o apoio deverá somar em nossos esforços e principalmente na definição de políticas púbicas baseadas em evidências cientificas”, afirmou.
O diretor de Políticas Públicas do IEPS, Arthur Aguilar, considerou a reunião proveitosa para a formalização de colaboração entre o instituto e a secretaria.
“Hoje foi a primeira aproximação entre o IEPS e a Secretaria de Saúde onde foi discutida uma parceria no âmbito de regionalização da saúde. Pudemos escutar muitos dos desafios do estado, das prioridades da gestão estadual e falar um pouco sobre o tipo de trabalho que a gente faz junto aos estados e municípios e as pesquisas que realizamos. Foi uma reunião muito proveitosa, deu para encontrar sinergias e espaço de colaboração e, ao que tudo indica, teremos em médio prazo uma colaboração formalmente acertada entre IEPS e secretaria estadual”, disse.
Participaram da reunião desta manhã, além da secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone e o diretor Arthur Aguilar, o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, superintendentes da SES e demais integrantes do IEPS.
O INSTITUTO
Criado em 2019, o IEPS é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária criada com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas para a saúde no Brasil, o instituto trabalha em quatro áreas:
- Pesquisa em economia da saúde;
- Priorização de políticas de saúde na agenda política brasileira;
- Apoio técnico para gestores e tomadores de decisão da área da saúde e suas políticas;
- Promoção de uma cultura de saúde no Brasil com base no ideário da promoção da saúde e prevenção de enfermidades.
Joilson Francelino e Rodson Lima