Publicado em 25 maio 2023 • por marianel@ses.ms •
Com o intuito de ampliar as discussões e melhorar o desenvolvimento de uma atenção integral às questões relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e ao tratamento e prevenção dos agravos resultantes da violência, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Saúde da Mulher e Atenção às Pessoas em Situação de Violência, realiza a capacitação: ‘Violência contra a mulher: interface entre Saúde e Segurança Pública em busca de repostas resolutivas’.
A capacitação acontece nesta sexta-feira (26), das 7h30 às 16h30, no auditório da Unigran Capital. O encontro tem por objetivo capacitar, atualizar e aperfeiçoar as práticas profissionais de servidores do serviço público que atuam em instituições que compõem a rede de proteção às mulheres em situação de violência, das áreas da saúde, assistência social e segurança pública.
Conforme a socióloga da SES, Jadir Dantas, o encontro é um convite a todos os participantes que não puderam acompanhar a capacitação que aconteceu em março desse ano.
“Usamos de todos os recursos disponíveis para sensibilizar gestores e profissionais dos serviços que devem compor a rede de atenção às mulheres em situação de violência, objetivando ter em cada um dos 79 municípios, profissionais que atuem de forma oportuna, acolhedora e resolutiva cada vez que chegar ao serviço uma mulher buscando ajuda para minorar o sofrimento causado pela violência sexual”, pontua.
Participam do evento representantes do HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), da segurança pública e subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Campo Grande.
As inscrições podem ser realizadas através do link: https://qrco.de/be0J7t?trackSharing=1
Confira a programação completa:
7h30 – Abertura/Apresentação cultural
8h00 – A Polícia Civil e um duplo desafio: acolher e proteger a mulher vítima de violência e deter o autor – Roberto Gurgel de Oliveira Filho – Diretor Geral da Polícia Civil do MS.
8h40 – O papel do IML no atendimento à mulher vítima de violência e interface deste órgão com os serviços de saúde. – Dr. Sílvio Luís da Silveira Lemos – Diretor do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) Campo Grande/MS.
9h20 – Casa da Mulher Brasileira – O que mudou na atenção às mulheres vítimas de violência, oito anos depois de sua criação? Quais as perspectivas advindas do destacamento do IMOL para dentro da casa? – Dra. Carla Stephanini/Subsecretária de Políticas para as Mulheres. Campo Grande/MS.
10h00 – Intervalo.
10h10 – Articulação da Rede de Atenção como Requisito Essencial para a Atenção resolutiva às Mulheres em Situação de Violência – Maria Sueli Mendes Nogueira.
11h30 – Intervalo para almoço.
13h30 – Criação das Delegacias de Atendimento à Mulher do MS – Um contexto histórico – Dra. Rosely Molina/Secretaria Administrativa da ACADEPOL.
13h55 – “Lei do Minuto Seguinte” – Jadir Dantas/SES/Responsável pela Área Técnica de Atenção às Pessoas em Situação de Violência.
14h40 – Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual. Como organizar um serviço acolhedor e resolutivo? – Interrupção da Gravidez Resultante da Violência Sexual – Dr. Ricardo dos Santos Gomes – UFMS.
15h40 – O acolhimento oferecido pela referência estadual para interrupção legal da gravidez resultante da violência sexual às mulheres e adolescentes que chegam ao serviço – Patrícia Ferreira da Silva – UFMS.
16h30 – Encerramento.
Serviço
A Unigran Capital está localizada a rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro, em Campo Grande.
Kamilla Ratier, Comunicação da SES
Foto: Arquivo