Publicado em 05 jul 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) participou na quarta-feira (3) do lançamento do Mapa de Gestão de Lideranças, no Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper, em São Paulo. A iniciativa inovadora identifica boas práticas de gestão de pessoas no alto escalão dos governos estaduais do Brasil.
A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, fez parte da mesa ‘Experiências na gestão de cargos de liderança’, na qual os participantes apresentaram práticas e processos utilizados em suas secretarias, estados ou municípios relacionados à gestão dos cargos de direção, incluindo: como selecionam as lideranças; como fazem a gestão do desempenho das lideranças; como promovem a capacitação e desenvolvimento das lideranças; e/ou como promovem maior diversidade na ocupação dos cargos de liderança.
Para a secretária-adjunta foi excepcional para a SES participar da metodologia que envolve o Mapa de Gestão de Lideranças. “Essa foi uma oportunidade ímpar de termos participado de todo esse processo e dizer o quanto isso é importante principalmente para uma Secretaria de Estado do setor saúde, até mesmo com a própria complexidade da temática que trabalhamos, e o quanto isso é primordial para que possamos dialogar com as outras secretarias de estado e perceber àquelas fragilidades que temos e para onde podemos caminhar”, afirmou Maymone.
Durante sua fala, a secretária mostrou que a SES, diante da necessidade do desenvolvimento dos servidores, adotou o modelo de gestão por competência que visa reduzir ao máximo a diferença entre as competências necessárias para atingir os objetivos organizacionais e aquelas já presentes na organização.
Então, por meio de ações de capacitação, de elevação de escolaridade e de formação profissional a SES busca melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade do serviço público. O processo também se propõe a vincular a progressão e a promoção na carreira ao desempenho do servidor, bem como subsidiar a indicação dos servidores aos cargos de chefia e direção.
Além de Mato Grosso do Sul, compartilharam experiências os estados de Minas Gerais, Piauí, Ceará e município do Rio de Janeiro.
O evento contou com palestras, compartilhamento de experiências e a apresentação do resultado da pesquisa do Mapa de Gestão de Lideranças conduzida em 57 secretarias, abrangendo todos os estados do Brasil. O projeto foi desenvolvido em colaboração com organizações do terceiro setor, representado pela Parceria Vamos – formada pela Fundação Lemann, o Instituto Humanize e a República.org –, e contou com o apoio de especialistas e consultores renomados na área de gestão de pessoas e liderança no setor público.
Sobre o Mapa de Gestão de Lideranças
O Mapa de Gestão de Lideranças foi criado para oferecer às Secretarias de Estado de Educação, Saúde e Gestão uma visão detalhada e aprofundada dos processos de gestão de pessoas nos cargos de liderança do 2º e 3º escalão. Além de promover a discussão sobre o tema no país, tem o objetivo exclusivo de promover a melhoria da qualidade da gestão pública, de forma dialogada e colaborativa.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Divulgação