Publicado em 28 nov 2022 • por marianel@ses.ms •
A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta segunda-feira (28), a audiência pública do 2º quadrimestre de prestação de contas, referente a maio a agosto de 2022, cuja o investimento aplicado na Saúde foi de R$ 743.398.568,77. A ato foi realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
Representando o Secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, a Secretária-Adjunta, Crhistinne Maymone, frisou a importância da audiência pública de prestação de contas à Comissão Permanente de Saúde da Alems para a transparência dos investimentos e ações realizados pela Secretaria de Saúde Estadual.
“Para nós é uma satisfação muito grande estarmos cumprindo a Lei 141 e mostrarmos os avanços que tivemos nas ações e serviços prestados neste período. Quero agradecer aos profissionais de saúde, pois estamos no final de um mandato de gestão, e que nesses últimos quatro anos se dedicaram intensamente em salvar a vida das pessoas e à esta comissão que nos apoiou durante o período da pandemia”.
O Governo do Estado investiu R$ 743.398.568,77 na saúde durante o período de maio a agosto, sendo que 86,07% do montante corresponde a recursos estaduais. Investimento este que resulta no fortalecimento e integração da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde, com a ampliação do acesso e qualidade na atenção primária à saúde de forma regionalizada e equânime, a redução da mortalidade materna e infantil, o apoio técnico e financeiro aos municípios para melhora da cobertura de saúde bucal e pode-se destacar a continuidade do Projeto Bem Nascer – do Comitê Estadual de prevenção da Mortalidade Materna e Infantil – e ao programa Proteja, que desenvolveu ações de capacitação e implantou a Política de Alimentação e Nutrição com objetivo de reduzir a obesidade infantil. O Estado tratou a regionalização com prioridade, distribuindo recursos de forma mais equilibrada para organizar o sistema de saúde nas quatro macrorregiões de saúde – Campo Grande, Dourados, Três Lagos e Corumbá.
Conforme a Coordenadora de Planejamento e de Informação em Saúde, Vanessa Rosa Prado. “Mesmo com o período eleitoral, nós mantivemos e fortalecemos as parcerias para o cumprimento das entregas à sociedade sul-mato-grossense. Nós caminhamos nesse segundo quadrimestre conforme o esperado pela SES. O Estado continuou com as ações de apoio aos municípios e manteve o repasse de recursos para que os municípios não se percam das metas que têm pactuadas”, elogia.
Para o presidente da Comissão Permanente de Saúde da ALEMS, deputado estadual Antônio Vaz, as informações apresentadas no relatório à Comissão de Saúde ilustram de forma efetiva os investimentos feitos no Estado na área da Saúde. “A prestação de contas é muito importante, pois mostra que o Estado fez o dever de casa, fez o trabalho. Houve investimento na área da saúde, foi feito um trabalho no estado todo. A secretaria de saúde está de parabéns e nosso papel é fiscalizar, é ajudar a encontrar saídas e a sociedade participa dando ideias. É importante, esse trabalho em conjunto para que haja um crescimento maior de investimentos na área da saúde e o governo vem fazendo isso”, conclui.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/SES.
Foto: Reprodução/SES.