Publicado em 07 ago 2025 • por Helton Davis Luzardo Souza •
O objetivo da capacitação é alinhar conceitos e práticas, nacionais e internacionais, da auditoria interna aplicada ao SUS.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da AudSUS (Diretoria da Auditoria, Controle e Avaliação no SUS) e da GNCT (Gerência de Normatização e Cooperação Técnica), com a parceria do Componente Federal do Serviço Nacional de Auditoria em Mato Grosso do Sul (SEAUD/MS/DenaSUS/MS), promove nesta quarta (06) e quinta-feira (07) na Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, uma capacitação e atualização em auditoria do SUS, aos auditores do Componente Estadual da SES/MS.
O objetivo da capacitação é alinhar conceitos e práticas, nacionais e internacionais, da auditoria interna aplicada ao SUS. Além disso, identificar os processos de auditoria, controle e avaliação no Modelo das Três Linhas e no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público, desenvolvidos pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA).
De acordo com o diretor de Auditoria, Controle e Avaliação no SUS (AudSUS) na SES, Wagner Silva, a capacitação dos auditores busca fortalecer o componente estadual de auditoria em parcerias estratégicas com os municípios, ampliando a capilaridade e a eficiência do SUS em todo o Estado. “A iniciativa visa manter os profissionais atualizados com a legislação e as portarias da área da saúde, que se renovam constantemente. A parceria com os municípios cria uma rede mais forte e capilarizada, garantindo que os benefícios da gestão e auditoria de qualidade cheguem diretamente ao cidadão que utiliza o Sistema Único de Saúde”, afirma Wagner Silva,
Os temas desenvolvidos partem do papel da auditoria interna do SUS em agregar valor à Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno e melhoria contínua da metodologia com o aperfeiçoamento de matrizes de risco, planejamento, achados e de responsabilização aplicados às práticas de auditoria interna.
Para o mestre e auditor do Serviço Nacional de Auditoria do SUS em Mato Grosso do Sul, Wellington Miyazato, a inclusão de novas tecnologias é crucial para o futuro da auditoria no setor público. “Estamos preparando nossos auditores para um cenário onde a eficiência e a precisão são essenciais. A utilização de ferramentas como a Inteligência Artificial na análise de dados do DATASUS nos permite identificar riscos de forma mais rápida e precisa, otimizando o trabalho de auditoria e, consequentemente, melhorando a gestão dos recursos públicos de saúde”, destaca o auditor do SEAUD/MS/DenaSUS/MS.
O uso da Inteligência Artificial será abordado com exercícios em tempo real com dados públicos dos Sistemas de Informação em Saúde disponíveis no DATASUS (Departamento de Informática do SUS), auxiliando o auditor na análise de risco.
A capacitação é uma estratégia de fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA/SUS), por meio de Cooperação Técnica entre o SEAUD/MS/DenaSUS/MS e o Componente Estadual da SES/MS.
Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis