SES realiza reunião para alinhamento de condutas no combate à dengue, chikungunya e zika na Atenção Primária à Saúde

  • Publicado em 08 mar 2023 • por marianel@ses.ms •

  • Com o propósito de articular as ações no controle e monitoramento das arboviroses – dengue, zika e chikungunya – para o planejamento e tomada de decisões de forma padronizada no território estadual, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio das diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde, realizou na última terça-feira (7) reunião para alinhamento dos procedimentos no combate às arboviroses.

    Segundo a gerente técnica de doenças endêmicas da SES, Jéssica Nantes, o encontro serviu para levantar pautas como o processo de triagem e classificação de risco de casos nas unidades básicas de saúde.

    “Pudemos debater o alinhamento relativo a ações específicas de cunho assistencial diante do manejo clínico das arboviroses, pontualmente a chikungunya, perante o cenário epidemiológico atual, além do planejamento articulado de ações que visem a qualidade do atendimento e investigação de casos”, esclarece.

    A coordenadora de ações em saúde, Karine Cavalcante da Costa, entende que a reunião foi fundamental para que a vigilância em saúde trouxesse ao debate as necessidades observadas pela assistência sobre o manejo clínico das arboviroses, para que a APS (Atenção Primária à Saúde) faça a articulação com as equipes, com os profissionais de saúde e com a gestão dos 79 municípios sul-mato-grossenses.

    “A integração da atenção primária dos municípios com cada vigilância municipal promove o alerta aos profissionais da APS quanto ao aumento da incidência da dengue em determinados locais, por exemplo, sobre casos suspeitos, para se atentarem aos sintomas que o paciente apresenta, o manejo clínico, a testagem e tratamento”, afirma Karine.

    Também colaborou a consultora da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), Lúcia Catarina Gonçalves da Costa e Silva Canela, exprimindo a importância e a necessidade da padronização de informações voltadas ao atendimento na APS.

    Agenda

    No dia 3 de abril está programada a realização de uma reunião online com os coordenadores municipais de atenção primária para debater questões pertinentes aos desafios da assistência para as arboviroses, para que sejam alinhados os serviços prestados à população de todos os municípios do Estado.

    Comunicação SES

    Foto: Divulgação

    Categorias :

    Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde

    Veja Também