Publicado em 14 maio 2021 • por marianel@ses.ms •
A Secretaria de Estado de Saúde realiza no próximo dia 26 de maio, às 9 horas, a Web Aula: ‘Violência Sexual: Em Busca de Uma Atenção Organizada e Resolutiva’. Objetivo é ressaltar sobre a importância do atendimento feito às vítimas, logo após sofrerem agressões sexuais, para que sejam ministrados medicamentos necessários para a prevenção de doenças e gravidez. O evento será destinado a profissionais de saúde e de outras áreas afins.
Em Mato Grosso do Sul, a “Lei do Minuto Seguinte” (Lei 12.845/13), de âmbito nacional, garante o atendimento imediato, emergencial e integral a todas às vítimas de estupro pelo Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizando os seguintes serviços: diagnóstico e tratamento das lesões físicas no aparelho genital e nas demais áreas afetadas; amparo médico, psicológico e social imediatos.
Garante ainda a facilitação do registro da ocorrência e encaminhamento ao órgão de medicina legal e às delegacias especializadas com informações que possam ser úteis à identificação do agressor e à comprovação da violência sexual.
Além da realização de medidas preventivas para evitar gravidez e das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e a coleta de material para realização do exame de HIV para posterior acompanhamento e terapia. A lei ainda prevê o fornecimento de informações às vítimas sobre os direitos legais e sobre todos os serviços sanitários disponíveis.
A Web Aula será realizada pela Socióloga, da Rede de Atenção Básica da SES, Jadir Dantas e pelo médico ginecologista da HUMAP, Ricardo dos Santos Gomes. O evento acontece pela plataforma do Telessaúde. Faça sua inscrição aqui!
Rodson Lima, SES