SES realiza web com foco na prevenção e tratamento de gestantes com Hipertensão Arterial Sistêmica

  • Publicado em 19 abr 2022 • por marianel@ses.ms •

  • O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, realiza nesta quarta-feira (20), às 8 horas, a web aula: “Prevenção, tratamento e acompanhamento das gestantes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)”, ministrada pela Doutora Vanessa Chaves Miranda – Médica Ginecologista e Obstetra e Presidente da Sogomat-Sul. O evento é em alusão a Campanha de Prevenção e o Combate da Hipertensão Arterial Sistêmica.

    Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flavio Britto, a HAS é uma das maiores causas de óbitos materno e infantil em Mato Grosso do Sul. “É considerada um importante problema de saúde pública, principalmente, à saúde da mulher. Manifesta-se em gestantes de todas as idades. Apresenta maior incidência em primeira gestação, em mais de uma gestação com idade tardia, gestante obesa e nas que apresentam antecedente familiar com hipertensão arterial”.

    Para a gerente de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Hilda Guimarães de Freitas, a HAS preexistente na gestação e pode ser diagnosticada antes da concepção ou até a 20ª semana. “A HAS é considerada uma doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) após a 20ª semana e até 42 dias pós-parto. Quando não tratada adequadamente, pode ocorrer complicações como o aborto, parto prematuro, restrição do crescimento fetal, descolamento da placenta, sofrimento fetal e afecções em órgãos vitais após o nascimento”.

    Assim, faz-se necessário o acompanhamento e tratamento adequado da gestante durante o pré-natal e puerpério, garantindo uma assistência de qualidade.

    Para participar acessar o link HTTPS://SAUDE-MS.WEBEX.COM/JOIN/WEBEXHELPDESK

    Rodson Lima, SES

    Categorias :

    Geral

    Veja Também