Publicado em 28 out 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •
Com o propósito de reconhecer o esforço e a entrega de cada profissional que se empenha diariamente para transformar o serviço público em um espaço de cuidado e excelência para todos, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência de Desenvolvimento Funcional, realizou na sexta-feira (25) uma programação dedicada aos colaboradores em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro.
A celebração teve início com uma cerimônia de abertura em que os servidores foram parabenizados pela data, recebendo o reconhecimento da secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, que reforçou a importância dos profissionais de saúde no atendimento e prestação de serviços essenciais à população.
“Hoje temos motivos para celebrar juntos as conquistas e os esforços de todos. Como já foi dito, o coração da saúde pública está aqui, na secretaria, sem nós não há política de saúde. Somos o pulmão e o coração das ações e serviços da Secretaria de Estado de Saúde, representamos o governo na execução da política de saúde, por isso, nos preocupamos em fortalecer nossa equipe. Neste ano já alcançamos alguns avanços importantes, com a expectativa de que no próximo ano possamos dar passos ainda maiores”.
A coordenadora de Gestão de Pessoas da SES, Keila Regina de Oliveira, destacou o esforço contínuo da gestão para valorizar a carreira dos servidores, pontuando ações que a SES vem desenvolvendo para melhorar as condições e a estrutura da carreira pública.
“É fundamental mostrarmos a importância do trabalhador, a importância do servidor para a secretaria e para todos, que possamos celebrar e valorizar quem tanto se dedica ao serviço público. A secretaria tem se mostrado comprometida com as reivindicações dos servidores, preocupada com as melhorias que buscamos”.
O evento ofereceu um café da manhã especial para os servidores, Feira do Servidor, sorteios e diversas atividades focadas no cuidado e bem-estar. Entre as ações, o ‘Cantinho da Saúde’ proporcionou orientações para a adoção de hábitos mais saudáveis e ofereceu cuidados com PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).
“Eu achei muito interessante ver a procura que esse espaço teve. Acho que é um incentivo para que as pessoas comecem a se cuidar mais, prestem mais atenção na própria saúde e avaliem se as mudanças que já estão fazendo estão dando resultado ou quais pontos precisam de mais atenção. Foi uma iniciativa muito positiva da parte da secretaria”, avaliou a nutricionista na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Tereza Cristina Abranches Rosa.
Além disso, os servidores participaram de aulas de yoga, exercícios funcionais e uma palestra inspiradora sobre a importância do autocuidado e do amor-próprio.
“Valorizar e reconhecer nossos servidores é fundamental, pois mostra o quanto eles são essenciais. Mas acredito que o reconhecimento começa dentro de cada um de nós. Quando reconhecemos em nós mesmos nossas qualidades e nosso valor, conseguimos transmitir isso aos outros, irradiando confiança e respeito. Se não cultivamos o amor-próprio, acabamos deixando nossas próprias necessidades e interesses de lado. Por isso, a verdadeira valorização começa com cada um de nós, e isso reflete na forma como nos relacionamos e atuamos”, explicou a analista comportamental, Nívea Lorena Torres.
Para a técnica em aleitamento materno da SES, Liliane Dias Tenório Rodrigues, a programação foi cuidadosamente pensada para valorizar e promover o bem-estar dos servidores.
“Foi uma experiência incrível e muito especial para todos nós, servidores. Acredito que eventos como esse são essenciais, porque reconhecem o nosso trabalho e nos fazem sentir valorizados. Além disso, as atividades oferecidas mostraram uma preocupação com o nosso bem-estar e a nossa saúde, algo que é fundamental, já que trabalhamos cuidando da saúde de tantas pessoas. Esse tipo de iniciativa fortalece a nossa equipe e nos motiva a continuar dando o nosso melhor para a população”.
Para a realização das atividades a SES contou com a parceria do Crefito 13 (Conselho Regional de fisioterapia e terapia ocupacional da 13ª região), GATIF (Grupo Acadêmico de Trabalhos Interuniversitário em Fisioterapia), curso de nutrição da UFMS, do projeto Yoga para Todos e da educadora física, Hellen Madona.
Kamilla Ratier, Comunicação SES