Publicado em 26 mar 2021 • por marianel@ses.ms •
Estruturas serão implantadas nos próximos dias por meio de parceria
entre Estado, Município e Universidade Federal da Grande Dourados
Como resultado de um esforço conjunto do Governo do Estado, Município e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a população douradense e da região terá, nos próximos dias, 35 novos leitos de UTI para pacientes graves da Covid-19. Cinco deverão ser ativadas no Hospital Santa Rita, 10 no Hospital da Vida e 20 no Hospital da Mulher e da Criança. Os leitos clínicos também serão ser instalados em unidades hospitalares do Município.
O anúncio foi feito durante reunião que aconteceu na Prefeitura de Dourados, com a presença do anfitrião, prefeito Alan Guedes, do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, secretário estadual de Governo Sérgio Murilo, o reitor da UFGD Lino Sanábria, secretário municipal de Governo Henrique Sartori, secretário municipal interino da Saúde Evan Marcelo de Moraes, entre outros técnicos e autoridades.
Segundo o secretário Geraldo Resende, a ativação dos novos leitos é resultado de grandes esforços que estão sendo feitos por meio de diversas parcerias, num momento em que a Covid recrudesce em todo o país e há dificuldades em todos os sentidos, como na conquista de medicamentos do chamado “kit intubação”, insumos, EPI’S, profissionais de saúde e outros.
Os leitos serão implantados após o recebimento de equipamentos que deverão ser doados pela iniciativa privada, o fornecimento de recursos humanos (profissionais da saúde) pelo Hospital Universitário e Hospital da Vida, e custeio pelo governo do Estado e Prefeitura de Dourados, até que haja a habilitação dos novos leitos pelo Ministério da Saúde.
“Além da escassez de vagas, anunciamos hoje 70 óbitos, uma marca que muito nos entristece e que nos faz, além de buscar ampliar o atendimento em todas as regiões do Estado, a repetir exaustivamente o apelo à população para que obedeça as normas de higienização e também de distanciamento social e fim das aglomerações”, afirmou o secretário estadual de Saúde.
Geraldo Resende e Sérgio Murilo estiveram também na Câmara de Vereadores, onde, além do presidente Laudir Munaretto, ouviram a fala de diversos vereadores presentes e responderam a perguntas sobre a atuação do governo e também sobre o decreto que traz medidas restritivas para todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
O secretário Sérgio Murilo, disse que o governador Reinaldo Azambuja tem procurado dar todas as condições para que todas as secretarias possam trabalhar em conjunto e parceria com os municípios na busca de soluções para o combate à Covid-19.
“Sabemos das dificuldades que todos enfrentam, inclusive o setor produtivo e os trabalhadores, mas no momento precisamos priorizar a defesa da vida. Estamos ouvindo todos os segmentos para que possamos trabalhar em conjunto também na defesa da nossa economia”, salientou Sérgio Murilo.
Na reunião, foram tratados outros assuntos relacionados à campanha nacional de vacinação e ações do governo do Estado na saúde do Município. Na oportunidade, também foi anunciado o pagamento de mais uma parcela de R$ 1,5 milhão de convênio recentemente assinado pelo Governo do Estado com a Prefeitura, de um total de R$ 6,2 milhões, na condição de apoio emergencial ao Município.
Durante a passagem dos secretários Sérgio Murilo e Geraldo Resende em Dourados, o governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), também fez a entrega de milhares de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), que haviam sido solicitados pelo prefeito Alan Guedes e pelo secretário municipal de Saúde Interino, Evan Marques.
Os EPI’s foram entregues no Núcleo Regional de Saúde de Dourados, constando dos seguintes materiais: 15 mil aventais descartáveis, mil caixas de luvas de procedimento de tamanho PP, 1,3 mil caixas de luvas de tamanho P, 100 caixas de luvas de tamanho M, 500 caixas de tamanho G, 30 mil unidades de gorros, 20 mil unidades de máscaras cirúrgicas triplas, 150 unidades de óculos de segurança (proteção) e 10 caixas com 25 unidades, cada de face Shields.
Texto e foto: Ricardo Minella/SES