Publicado em 31 ago 2021 • por marianel@ses.ms •
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadoria-Geral de Gestão do Cuidado realiza nesta quarta-feira (1º/9), a continuidade no processo de implantação do Guia Orientador para Enfrentamento da Pandemia na Rede de Atenção à Saúde, material elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Ministério da Saúde.
O Guia tem como objetivo e consolidar as normatizações, protocolos e fluxos atuais para organização dos pontos de atenção à saúde, bem como da gestão dos serviços. Neste encontro a pauta será ‘Atenção à Saúde Mental’.
No ano de 2020, foram realizadas 12 oficinas on-line, sendo trabalhados os seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Teleatendimento; Atenção às Condições Crônicas; Rede de Urgência e Emergência; Saúde Indígena; Rede de Atenção Materno Infantil; Plano de Cuidados Integrados; Atenção à Saúde do Idoso; Atualização do Guia Orientador (2ª edição); Capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e Agentes Indígenas de Saúde no enfrentamento da COVID-19 e Plano de Cuidados Integrados APS – Rede de Urgência e Emergência.
O estado do Mato Grosso do Sul, ficou entre as 4 melhores experiências exitosas do país na implantação deste material, sendo que em dezembro de 2020, as experiências do município de Chapadão do Sul e da região de Ponta Porã, com a elaboração do Plano de Cuidados Integrados da Atenção Primária à Saúde e Atenção Hospitalar foram apresentadas no Seminário Nacional do Guia Orientador.
Em 2021, daremos continuidade na implantação deste material, agora em sua 4ª edição, disponível no link: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Covid-19_guia_orientador_4ed-2.pdf, com a realização de 7 encontros on-line, tendo como público alvo: a gestão municipal de saúde e profissionais da assistência dos mais diversos serviços, incluindo os serviços que atendem a população indígena, característica específica deste Estado. Os temas a serem trabalhados serão: atenção à saúde das gestantes, atenção às condições crônicas, saúde do idoso, saúde indígena, saúde mental, segurança do paciente.
A oficina de ‘Enfrentamento da Pandemia na RAS – Atenção à Saúde Mental’ será realizada pela consultora do Conass, Rosane Maerschne e a consultora do Conass, Ana de Menezes e Rocha. Para participar basta clicar no link telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.
Rodson Lima, SES