SES realiza nesta quinta-feira ‘Mutirão de Limpeza do Parque’

  • Publicado em 17 nov 2021 • por marianel@ses.ms •

  • O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria Municipal de Saúde realiza, a partir das 8 horas, desta quinta-feira (18), o ‘Mutirão de Limpeza do Parque’, ação que integra a Campanha de Enfrentamento de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika. A concentração será em frente à Prefeitura do Parque dos Poderes, localizada na Avenida Presidente Manoel Ferraz de Campo Sales, S/N, próximo ao Banco do Brasil.

    Para o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a intenção é eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika. “Precisamos tomar cuidado para não deixar nenhum resíduo que acumule água. Mas não basta somente nós retiramos os resíduos, a manutenção depende da conscientização e a participação de todos que trabalham e daqueles que utilizam o parque para a prática esportiva”.

    Segundo a diretora-geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, a importância da ação é eliminar todos os focos e possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no Parque dos Poderes. “Queremos provocar a participação da população da limpeza do seu local de trabalho, com o objetivo da prevenção dessas doenças e educação ambiental”.

    O Assessor Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, que coordena a campanha neste ano, afirma que esta semana é importante porque é a ‘Semana de Conscientização de Combate ao Mosquito da Dengue’. “Este evento se tornou uma tradição de nossos eventos. Por isso, é importante a participação de todos que trabalham e residem nesta região. E na sexta-feira (19), teremos o ‘Dia D’, sendo mais uma ação desta campanha de conscientização”.

    Como parte da rede de apoio à Campanha da SES, a Sesau vai disponibilizar cerca de 30 agentes de saúde e de endemias que deverão auxiliar na limpeza do parque. Os alvos serão copos descartáveis, embalagens de marmita, garrafas pet, entre outros, tudo que possa servir de acúmulo de água parada.

    Dengue

    A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya. Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

    Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

    Rodson Lima, SES

    Fotos: Edemir Rodrigues

    Categorias :

    Chikungunya, Controle de Vetores, Dengue

    Veja Também