Publicado em 29 maio 2018 • por Thereza Christina Amendola da Motta •
Campo Grande (MS) – O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 15 de junho a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Conforme o órgão, a paralisação dos caminhoneiros, que levou o país ao desabastecimento de combustível e à suspensão do transporte público, pode ter prejudicado a população no acesso às unidades de saúde. O encerramento da campanha estava previsto para dia 1º de junho, sexta-feira.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) comunica que seguirá todas as determinações do Ministério da Saúde, seguindo orientações e protocolos.
Em nota, o Ministério informou que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados e que estes estão devidamente abastecidos.
Mato Grosso do Sul recebeu 811 mil doses da vacina. Se após o fim da campanha o Estado ainda tiver disponibilidade de doses, a vacinação poderá ser ampliada, segundo o Ministério, no entanto, para apenas dois grupos específicos: as crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
Público Alvo
Mesmo com a campanha encerrada, o Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
Fazem parte do público alvo (em Mato Grosso do Sul 737.395 mil pessoas) crianças de 06 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.
Dados Nacionais
Até o momento, ainda faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país. Balanço publicado nesta terça-feira (29), pelo Ministério da Saúde, mostra que 66% das pessoas que fazem parte do público-alvo, se vacinou. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 15 de junho.
“É muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, ressaltou a coordenadora-substituta do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Ana Goretti.
Até 28 de maio foram vacinadas 35,6 milhões de pessoas. Este total considera todo o público estimado, englobando pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. Dessas, 28,8 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
Luciana Brazil- assessoria de imprensa SES.