Força-tarefa da Vigilância Sanitária aprimora segurança e fiscalizações na segunda fase do MS Estado Saudável

  • Publicado em 16 dez 2025 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • A Vigilância Sanitária Estadual realizou força-tarefa em Inocência para fortalecer as fiscalizações, qualificar as equipes e planejar as ações de 2026

    A VISA Estadual (Vigilância Sanitária) intensificou as ações de apoio técnico no município de Inocência, que vive um período de rápida expansão. A força-tarefa incluiu inspeções conjuntas, capacitações e o planejamento das ações de 2026, reforçando a segurança sanitária local. Durante a segunda fase do programa MS Estado Saudável, foram realizados treinamentos práticos, visitas técnicas e suporte direto à reorganização da VISA municipal. As atividades contemplaram Unidades Básicas de Saúde, laboratório municipal, cozinhas industriais e serviços de alimentação.

    A gerente técnica de Alimentos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jane Domingues, ressaltou a importância da atuação integrada. “Estivemos ao lado da equipe municipal para orientar tecnicamente, compartilhar estratégias de fiscalização e fortalecer a segurança técnica dos profissionais. Também planejamos, juntos, as ações prioritárias do próximo ano, considerando o crescimento populacional e a ampliação dos serviços”.

    A fiscal da VISA de Inocência, Mariane Bernardes, destacou o impacto direto da mobilização na rotina local. “A ação conjunta com a VISA Estadual atendeu ao que esperávamos. Foi possível identificar pontos prioritários e ajustar algumas rotinas. A equipe trabalhou de maneira técnica e muito próxima da nossa realidade, o que facilitou bastante o processo”, afirmou.

    As atividades também reforçaram competências municipais e promoveram articulação com a Vigilância Epidemiológica para detecção precoce e investigação de surtos alimentares.

    Para a gerente de Serviços de Saúde da SES, Aline Schio, o trabalho desenvolvido no município reforça o papel estratégico da vigilância sanitária. “A vigilância sanitária nos serviços de saúde estimula boas práticas e contribui para uma assistência mais segura, com estrutura adequada e processos de trabalho qualificados”, afirmou.

    Já a gerente de Hemovigilância, Tecidos e Laboratórios, Patrícia Cervelatti, ressaltou que a ação reforçou importantes avanços estruturais. “A atuação conjunta permitiu avaliar estrutura, processos e conformidade das UBS, farmácias públicas e do laboratório municipal, fortalecendo a qualidade dos serviços ofertados à população”.

    André Lima, Comunicação SES
    Fotos: Divulgação SES

     

    Categorias :

    Vigilância Sanitária

    Veja Também