Publicado em 25 jun 2021 • por marianel@ses.ms •
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai repassar recursos da ordem de R$ 1,2 milhão que serão utilizados na compra de equipamentos e materiais permanentes para o Hospital e Maternidade de Inocência. A unidade encontra-se em obras de ampliação por meio de convênio com o Ministério da Saúde.
Em audiência com o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende na quinta-feira (24), o prefeito Antonio Ângelo Garcia dos Santos fez a solicitação, justificando que a previsão de término das obras de reforma do hospital é para o próximo mês de agosto e na sequência, já deverão estar adquiridos os novos aparelhos.
“Desta forma, serão utilizados os equipamentos e materiais permanentes que estiverem em bom estado de funcionamento; e os demais, serão adquiridos com os recursos que serão repassados pelo governo do Estado”, explica o prefeito Ângelo Garcia. “Com isso, vamos dar um melhor atendimento à população em uma unidade que é cem por cento bancada pelo SUS – Sistema Único de Saúde”.
Segundo o secretário Geraldo Resende, a melhoria na prestação dos serviços públicos à comunidade de Inocência é o objetivo desta parceria com a administração municipal. “Isso vai no direcionamento traçado pelo governador Reinaldo Azambuja, que é o de propiciar saúde de qualidade cada vez mais próxima dos cidadãos”.
Equipamentos
Entre os equipamentos que serão adquiridos com os recursos repassados pelo governo do Estado estão: quatro respiradores mecânicos para transporte intra/extra hospitalar; quatro bombas de infusão; um eletrocardiograma portátil; um desfibrilador; doze macas fixas; dois focos cirúrgicos; duas mesas cirúrgicas; um eletroardiógrafo e uma incubadora de fototerapia.
O município também vai adquirir, com o repasse, monitor multiparamétrico; impressora para Raio-X; câmara fria para vacinas; computadores completos; impressoras multifuncionais; freezers, mesas de inox de serviço industrial; fogão industrial; liquidificador industrial; micro-ondas; espremedor de frutas industrial; processador de alimentos semi-industrial; geladeira câmara fria; e um grupo composto por motor, gerador de energia e quadro de comando.
Texto e foto: Ricardo Minella/SES