Publicado em 02 fev 2024 • por marianel@ses.ms •
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) criou uma força-tarefa para combater os focos de escabiose (sarna) e furunculose registrados na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).
A ação conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia de Mato Grosso do Sul, bem como a Agepen e Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, além da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados.
Segundo a secretária-adjunta da SES/MS, Crhistinne Maymone, a presidente da Sociedade, Dra. Andyane Tetila, realizou visita técnica na unidade prisional em Dourados.
“A Dra. Andyane esteve presente na PED fazendo essa visita técnica. Como resultado, publicou duas notas técnicas que estão relacionadas diretamente ao manejo escabiose (sarna) e furunculose registradas nos apenados. De imediato, todas as medidas sugeridas pela profissional foram tomadas pela SES/MS”, pontua a secretária-adjunta.
Além disso, a SES/MS apoiará o município de Dourados quanto ao custeio na compra de medicamentos e apoio quanto a elaboração de um protocolo de limpeza de celas e higienização de lençóis e toalhas.
“Nós também acionamos a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul onde pedimos a colaboração para que se faça a troca de 100 colchões, bem como, a possível troca de roupas de cama dos apenados. A SES/MS espera que com essa força-tarefa consiga conter os focos que foram encontrados na PED de Dourados”, explica Crhistinne.
Durante a visita no local, foram coletadas amostras de material que foram encaminhadas para o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) para análise laboratorial.
Rodson Lima, SES