SES realiza 1º Encontro Regional de Gestores e Profissionais em Saúde Bucal de MS

  • Publicado em 12 jul 2024 • por Kamilla Nunes Ratier Camacho •

  • A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Saúde Bucal, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), realizou nesta sexta-feira (12) o ‘1º Encontro Regional de Gestores e Profissionais em Saúde Bucal de Mato Grosso do Sul’, no auditório do CRO/MS, em Campo Grande. O evento teve como objetivo o alinhamento e articulações acerca dos resultados obtidos em coleta de dados através do aplicativo SB/MS para levantamentos epidemiológicos em saúde bucal na microrregião de Aquidauana.

    Desenvolvido pela UFMS através de projeto de pesquisa conduzido pelo professor Dr. Rafael Aiello Bonfim, da FAODO-UFMS (Faculdade de Odontologia da UFMS), o aplicativo visa a otimização digital dos levantamentos epidemiológicos em saúde bucal a fim de melhorar a forma de coleta de dados.

    Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro, a coordenadoria tem como foco a instituição do SB/MS como um programa de estado e realizar a expansão para os 79 municípios, contribuindo com a melhoria da rede de dados em saúde bucal e o planejamento das políticas públicas em saúde bucal, tanto na esfera municipal, quanto da esfera estadual.

    “Trazer um aplicativo que guie a consulta e o registro de dados é muito importante para qualificar esse dado. Hoje enfrentamos uma dificuldade no levantamento epidemiológico de todos os municípios que é o registro no sistema de informação e essa alternativa com o aplicativo traz um registro mais fidedigno e qualificado para que possamos fazer a consulta e realizar uma estratégia de gestão baseada em dados”.

    No início de 2024 foi realizada a primeira coleta de dados utilizando o SB/MS nos municípios que compõem a microrregião de Aquidauana – Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque – e o município de Jaraguari. Nesse processo foram analisados dados de 312 crianças e adolescentes, sendo 259 crianças de 5 anos de idade e 53 adolescentes de 12 anos de idade. Além disso, está sendo articulado para que, em um futuro próximo, a implantação do aplicativo SB/MS seja realizada em todo o estado de Mato Grosso do Sul, parceria entre a SES e a UFMS.

    No decorrer do encontro foram abordadas ações de possível realização pelas equipes de saúde bucal, programas estaduais para melhorar o acesso aos serviços assistenciais, sobre o Programa Mais Saúde Bucal na Escola que faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola), atualização do ‘Guia de Fluoretos’ e pactuado plano de ação para o fortalecimento dos municípios relacionado às ações apresentadas no evento.

    Participaram coordenadores e profissionais dos municípios participantes, coordenadoria de Saúde Bucal da SES, equipe de pesquisa da UFMS responsável pelo projeto, Ministério da Saúde, Comissão de Saúde Coletiva do CRO/MS e demais profissionais e gestores que trabalham com levantamentos epidemiológicos e gestão dos serviços de saúde.

     Kamilla Ratier, Comunicação SES
    Fotos: Kamilla Ratier

    Categorias :

    Geral

    Veja Também