MS incorpora nova tecnologia que aumenta segurança transfusional com irradiador do Hemosul

  • Publicado em 02 jul 2025 • por Danubia Karinni Burema De Sousa •

  • Encontro marcou a entrega de equipamento e reforço na frota para ações de transporte de sangue

    Mato Grosso do Sul atingiu um novo patamar na segurança transfusional com a apresentação oficial do novo Irradiador de Hemocomponentes pelo Hemosul, realizada na tarde de ontem (1º). A aquisição do equipamento, que integra a estrutura do Hemocentro Coordenador na capital, confere ao estado maior segurança na produção de hemocomponentes irradiados. O evento, que marcou o terceiro encontro da Rede Hemosul MS, reuniu as chefias das 12 unidades e diversas autoridades da saúde.

    O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, celebrou a conquista, ressaltando o compromisso com a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos à sociedade e enfatizou a importância de manter a dedicação para o crescimento do Hemosul. “É nossa obrigação oferecer a vocês qualidade, estrutura adequada para que possam realizar o trabalho brilhante que fazem no Hemosul”, declarou.

    A Coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, detalhou a funcionalidade vital do novo irradiador: “é um equipamento essencial para a implantação de um sistema seguro de transfusão sanguínea. Ele garante maior segurança transfusional e protege a saúde dos pacientes, especialmente os imunocomprometidos. Ao irradiar os hemocomponentes, reduz-se significativamente o risco da DECH (Doença do Enxerto contra o Hospedeiro), uma complicação grave e potencialmente fatal”. 

    Nova frota fortalece mobilização

    Além do irradiador, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) reforçou a capacidade logística da Rede Hemosul com a entrega de três novos veículos. Os automóveis serão destinados ao Hemosul Coordenador (Campo Grande), Hemosul Três Lagoas e Hemosul Nova Andradina.

    “Os veículos destinados à doação de sangue são fundamentais para ações de mobilização e conscientização. Eles viabilizam a ida de nossas equipes a instituições e escolas, ampliando o alcance das informações e incentivando a cultura da doação voluntária de sangue”, explicou a coordenadora da rede.

    Unidades integradas

    No evento que marcou a entrega do irradiador e de novos veículos, além dos avanços estruturais e tecnológicos foi discutida a consolidação de uma gestão integrada e humanizada. Mayra Franceschi, gerente de Relações Públicas da Rede Hemosul, e Rudylene Zanúncio, chefe de educação permanente, explicaram que o encontro realizado com as entregas reuniu as chefias das 12 unidades da Rede Hemosul e foi o terceiro da série semestral, cujo objetivo principal é conectar pessoas.

    “As edições anteriores abordaram temas como ‘team building’ e liderança, enquanto o foco atual é ‘conectando pessoas’. A ideia é aproximar as unidades, identificar as necessidades e, juntos, planejar os próximos passos. Tudo isso para que possamos oferecer, cada vez mais, um serviço de excelência à população de Mato Grosso do Sul”, relembrou Rudylene. “Nosso intuito é que a Rede Hemosul possa cada vez mais avançar na coleta, na multiplicação e na conscientização do processo de doação de sangue”, finalizou Mayra.

    Danúbia Burema e Helton Davis, Comunicação SES
    Fotos: Helton Davis e Hemosul

    Categorias :

    Hemorrede

    Veja Também